SatClube Fórum Patrocinado Por

Responder tópico
Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku
Você está no fórum Satélite
Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 24, 25, 26, 27  Próximo

FagnerMoura
Diadema - SP
Mensagem: #481
29/12/2017, 19:10

Bruno, se puder, grave uns vídeos mostrando cada etapa da montagem e dividindo seu aprendizado. E por último uma amostra da recepção de cada satélite que conseguir.

Sei que estou pedindo demais, mas acho interessante ter acesso a essa informação para posteriormente fazer a minha.

Meu empecilho é financeiro. Preciso aguardar um pouco para poder comprar a antena e os equipamentos. Tenho que bater laje no local que receberá essa antena, retirar as antigas e manter tudo otimizado. Por enquanto, fico saboreando as informações e me aguentando com as minhas antenas aqui. Abs.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #482
29/12/2017, 19:36
Colaborador Canais

FagnerMoura escreveu:
Bruno, se puder, grave uns vídeos mostrando cada etapa da montagem e dividindo seu aprendizado. E por último uma amostra da recepção de cada satélite que conseguir.

Sei que estou pedindo demais, mas acho interessante ter acesso a essa informação para posteriormente fazer a minha.

Meu empecilho é financeiro. Preciso aguardar um pouco para poder comprar a antena e os equipamentos. Tenho que bater laje no local que receberá essa antena, retirar as antigas e manter tudo otimizado. Por enquanto, fico saboreando as informações e me aguentando com as minhas antenas aqui. Abs.

Amigo Fagner,
em outro post, se não estou enganado, vc citou que tem uma telada de 3,0m confere? Se vc adaptá-la para rastreável não vai gastar quase nada... dá para usufruir da sua rastreável com ela apenas adicionando o cabeçote polar e o motor(braço atuador) que não fica mais do que uns 500,00. Dá prá usar o sistema sem a controladora, apenas com uma fontezinha barata de 24V e uma chave reversora (chave HH em X) para acionar o motor manualmente... não fica totalmente automatizada, entretanto dá para usar assim mesmo.

Até hoje minha melhor rastreável ainda não está automatizada: ela está conectada ao PC e numa chave manual, sendo movimentada manualmente neste sistema. A única controladora que tenho está na minha antena rastreável antiga(chapa/1,80m), e até hoje ainda não comprei outra para colocar na rastreável mais nova(fibra/2,2m) porém a utilizo diariamente assim mesmo, no modo manual.

Mas caso queira começar do zero com tudo (antena e demais acessórios para rastreável) aí vai gastar mais mesmo, principalmente se for antena de fibra que é mais cara, pois telada só vai encontrar 2,40m , ou maiores se optar pelas importadas da Usatel.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #483
29/12/2017, 19:37
Colaborador Canais

Deletado porque saiu duplicado do meu último post na página anterior (pag.24) !

FagnerMoura
Diadema - SP
Mensagem: #484
29/12/2017, 23:46

J. Roger escreveu:
FagnerMoura escreveu:

Amigo Fagner,
em outro post, se não estou enganado, vc citou que tem uma telada de 3,0m confere? Se vc adaptá-la para rastreável não vai gastar quase nada... dá para usufruir da sua rastreável com ela apenas adicionando o cabeçote polar e o motor(braço atuador) que não fica mais do que uns 500,00. Dá prá usar o sistema sem a controladora, apenas com uma fontezinha barata de 24V e uma chave reversora (chave HH em X) para acionar o motor manualmente... não fica totalmente automatizada, entretanto dá para usar assim mesmo.

Até hoje minha melhor rastreável ainda não está automatizada: ela está conectada ao PC e numa chave manual, sendo movimentada manualmente neste sistema. A única controladora que tenho está na minha antena rastreável antiga(chapa/1,80m), e até hoje ainda não comprei outra para colocar na rastreável mais nova(fibra/2,2m) porém a utilizo diariamente assim mesmo, no modo manual.

Mas caso queira começar do zero com tudo (antena e demais acessórios para rastreável) aí vai gastar mais mesmo, principalmente se for antena de fibra que é mais cara, pois telada só vai encontrar 2,40m , ou maiores se optar pelas importadas da Usatel.

Não estou satisfeito com o ganho dela. Está comigo há quatro anos, bastante avariada. Peguei de segunda mão. O local onde está instalada, pretendo retirar para dar espaço aos painéis fotovoltaicos que pretendo colocar. Em outro ponto, terei um espaço para relocar as antenas. Quero simplificar as instalações, mantendo uma de 90cm no SES 6 para a Oi, a antena para digital terrestre é a rastreável que quero fazer novinha. Como falei em outra ocasião, penso em usar uma de 2,60 m, de fibra. Assim exploro os satélites que desejo utilizar.

Já estou de olho no receptor da BedinSat que deve ser lançado em 2018, compatível com HEVC 4K 60Hz, para garantir a recepção dos canais UHD. Além dele ter receptor terrestre embutido. Assim troco menos de entrada ao assistir, usando duas fontes de TV (ISDB+DVB-S2 e DTH).

Bruno Caputo
São João del-Rei - Minas Gerais
Mensagem: #485
30/12/2017, 09:00

Bom dia grande mestre das rastreáveis, J. Roger! Tudo bom? Obrigado pela resposta!

Primeiramente, sobre a banda ku, eu não expliquei, mas é pq realmente é uma banda que não priorizo nesse momento, foco na banda C mesmo... É aquela história, o que entrar nesse lnb ku "é lucro".

Sobre o norte, você acha então que é melhor basear pelo dishpointer? Ou tem alguma outra indicação?

Acredita que adivinhei sobre não usar o braço até conseguir ajustar tudo previamente? haha Eu providenciei uma barra roscada para utilizar no lugar do braço durante os ajustes, pois fiquei com medo de forçá-lo. pretendo mesmo deixar a colocação do braço para o final.

Obrigado pela explicação sobre os detalhes do processo de apontamento, e sobre a sequencia de ajustes. Obrigado por esclarecer sobre o ajuste dos limites.

Surgiu uma pergunta: Durante o processo de ajuste de azimuth, elevação e off set, existe algum "macete" para identificar qual desses ajustes está eventualmente incorreto? Em resumo, existe algum sintoma específico que aponta onde está algum erro?

Obrigado também por explicar sobre manutenção. para lubrificar a junta do motor, como você explicou, e para os rolamentos do eixo polar, serve o famoso "óleo de máquina"?

Muitíssimo obrigado pelas explicações e pela disponibilidade. Feliz natal a você a toda a família! Grande abraço!

J. Roger escreveu:

Boa tarde amigo Bruno,
primeiro parabéns pela disposição em melhorar seu sistema, transformando sua SR3,6m em rastreável. Vc está no caminho certo ao pesquisar bastante, ver vídeos, etc, e no início as dúvidas são várias mesmo, mas pelo visto vc tá absorvendo rápido todas as informações.
Entre todas as questões que vc expôs, vou começar pela carona do LNBF ku que vc citou: minha dica é que deixe por último este detalhe, porque pelo fato de vc vai usar uma telada ao invés de chapa ou fibra, o rendimento do LNBF ku em antenas teladas é algo muito variável e frequentemente não dá bons resultados, então, para que não haja dúvidas se os ajustes estão corretos ao avaliar o rendimento em ku, deixe-o por último, depois de tudo ajustado e caso o ku não fique tão bom, saberá que não é questão de ajustes, mas outros fatores relacionados ao uso de ku com telas que é fora dos padrões recomendados.
Quanto ao norte verdadeiro, cuidado com o uso da bússola, pois na área urbana interferências magnéticas são comuns e frequentemente causam erros e existem métodos mais práticos e precisos, até mesmo usando imagens de satélite do local da antena e pontos de referência ao redor de sua localidade.
Outra questão é sobre o uso da controladora diseq: não a utilize logo de início a menos que tenha certeza que os ajustes prioritários como azimute(zero grau ou norte verdadeiro) e elevação do eixo polar estejam bastante precisos, com todos os satélites do arco sendo encontrados manualmente(movimentando a antena no braço mesmo) tanto do lado leste como oeste. Os limites a serem ajustados tanto no leste como oeste, serão definidos logo depois de ter certeza que os ajustes que definem a precisão do arco estão corretos, caso contrário um ajuste atrapalha o outro, tendo que refazer tudo várias e várias vezes, e pode se tornar uma tarefa um pouco cansativa e confusa.
Então resumindo, quando for iniciar os testes, fazendo ajuste no satélite de referência, tenha uma forma manual de travar a antena e conferir pelos menos 3 satélites do arco:
- o satélite de referência para sua localidade(normalmente o IS14 em 45W) para os ajustes iniciais...
- um satélite à leste, talvez o C12(37,5W)
- um satélite à oeste, talvez o C2 ou C3 que já são velhos conhecidos...

se estiver encontrando todos estes satélites iniciais com bons níveis de sinal (pegando a grade completa em todos eles, como se estive num apontamento convencional em cada um deles) então os ajustes de azimute e elevação devem estar corretos, daí será mais fácil partir para os ajustes que envolvem o motor. Então volte a antena para o satélite de referência, coloque o braço atuador no meio de seu curso e faça os acoplamentos mecânicos e depois os acoplamentos elétricos. Durante os testes do motor, utilize as teclas UP e DOWN para movimentar para leste ou oeste. Faça isto com a controladora e o receptor próximo da antena, para acompanhar o movimento com cautela, tomando cuidado para não atingir os limites para leste ou oeste, e ajuste os limitadores de fim de curso internos do motor para proteção da parte mecânica.
Só depois que estiver consequindo percorrer todo o arco com todos os satélites possíveis(banda C linear), é que poderá iniciar os testes com os caronas(inicialmente o LNBF circular colocado num corte em "meia-lua" no disco, o mais colado possível no LNBF central) no mesmo alinhamento que um carona convencional, e deixando o LNBF ku por último(por razões já citadas)que ficará do lado oposto ao LNBF circular. A última etapa(e na minha opinião a mais trabalhosa de todas) será a memorização das posições de cada satélite junto ao receptor para finalmente automatizar todo o sistema. Mas mesmo antes desta memorização final, é possível, a qualquer tempo, fazer mudanças de satélite manualmente, usando as teclas UP e DOWN e acompanhando a entrada de sinal no receptor.
Quando iniciar os ajustes poderão surgir dúvidas, e conte conosco para qualquer outra dica ou ajuda que estiver ao nosso alcance.

Boa pontaria, Boas festas e feliz 2018!

Ah, e sobre manutenção no braço atuador, a caixa de engrenagens e rosca sem-fim (interno ao braço atuador) vêem muito bem lubrificada de fábrica, e não precisa se preocupar com manutenção antes de 5 anos de uso, a não ser em caso de ressecamento da junta que veda a junção do motor à caixa de engrenagens, que se estiver ressecada pode permitir a absroção e entrada de água.
Minha dica é que coloque algumas gotas de óleo fino sobre ela para que se mantenha impermeável, porque no caso de entrar água/umidade dentro do motor ou cx de engrenagens aí sim, terá problemas e necessitará manutenção corretiva. Já o eixo polar é algo mais bruto, e um "oleozinho" de vez em quando no eixo para um movimento suave e sem ruídos é tudo o que poderá precisar.

Bruno Caputo
Mensagem: #486
30/12/2017, 09:13

Grande Fagner, bom dia! Eu realmente pretendo gravar esse processo, sim! Será um enfoque diferente daquele vídeo que fiz sobre caronas, pois eu expliquei carona já com certa experiencia... No caso da rastreável, será primeira vez que monto esse equipamento, então vamos registrar os acertos, erros e as "batidas de cabeça", realmente no intuito de compartilhar a experiencia com os amigos. Esse enfoque será o mais viável, pois idealmente eu deveria instalar, treinar bastante, depois desmontar tudo novamente e remontar ensinando, porém isso demandaria um tempo que não tenho disponível... As férias duram só 20 dias rsrsrs. Eu já consegui algumas doações para dar uma "gorjeta" a um amigo jornalista e cinegrafista para registrar o processo, então acredito que, se eu conseguir instalar a rastreável, o vídeo vai ao ar também. E não desanime pelo preço. Logo você consegue. E vale o investimento. Quando chegou a base polar, percebi que jamais eu conseguiria contruir algo do tipo! É muito bem feita pelo José Manuel, com muita precisão e qualidade. Grande abraço!

FagnerMoura escreveu:

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #487
30/12/2017, 17:11
Colaborador Canais

Bruno Caputo escreveu:
Bom dia grande mestre das rastreáveis, J. Roger! Tudo bom? Obrigado pela resposta!

Primeiramente, sobre a banda ku, eu não expliquei, mas é pq realmente é uma banda que não priorizo nesse momento, foco na banda C mesmo... É aquela história, o que entrar nesse lnb ku "é lucro".

Sobre o norte, você acha então que é melhor basear pelo dishpointer? Ou tem alguma outra indicação?

Acredita que adivinhei sobre não usar o braço até conseguir ajustar tudo previamente? haha Eu providenciei uma barra roscada para utilizar no lugar do braço durante os ajustes, pois fiquei com medo de forçá-lo. pretendo mesmo deixar a colocação do braço para o final.

Obrigado pela explicação sobre os detalhes do processo de apontamento, e sobre a sequencia de ajustes. Obrigado por esclarecer sobre o ajuste dos limites.

Surgiu uma pergunta: Durante o processo de ajuste de azimuth, elevação e off set, existe algum "macete" para identificar qual desses ajustes está eventualmente incorreto? Em resumo, existe algum sintoma específico que aponta onde está algum erro?

Obrigado também por explicar sobre manutenção. para lubrificar a junta do motor, como você explicou, e para os rolamentos do eixo polar, serve o famoso "óleo de máquina"?

Muitíssimo obrigado pelas explicações e pela disponibilidade. Feliz natal a você a toda a família! Grande abraço!

Então tá tudo encaminhado,
e quanto à orientação do norte verdadeiro, o dishpointer é uma boa opção sim, pois ele também utiliza equações matemáticas com imagens de satélite, assim como o Google Earth, GoogleMaps, etc, então vc pode usar todos e verificar o resultado em comum de todos eles, ao invés de confiar apenas na bússola magnética, certo? No inverno bastaria apenas usar a sombra do sol(método que eu considero o mais prático de todos) mas no verão esta ferramenta é um pouco mais complicada de se usar devido à elevação do sol no horário do meio-dia...
Não existe um macete específico, mas a experiência vai lhe mostrar detalhes interessantes e vc vai assimilando quais os melhores procedimentos assim que iniciar os testes e verificar os efeitos de cada novo ajuste...
basta apenas que atente para(pelo menos) 3 pontos de referência durante os ajustes iniciais, que são os
citados anteriormente:
- o satélite de referência próximo ao azimute zero, que no seu caso é o IS14(45W)...
- um satélite ao leste(pode ser inicialmente o C12) mas posteriormente, numa fase de ajuste fino pode o ABS3A que é linear também...
- um satélite ao oeste (C2 ou C3) ou outro pouco mais distante na fase final de ajustes finos...

Quando conseguir bons resultados na obtenção dos sinais destes satélites apenas movimentando manualmente a antena para um lado e outro, é porque os ajustes já estarão praticamente no ponto ideal...
Faça um ajuste de cada vez e em seguida cheque os resultados movendo a antena para um lado e outro... quando há melhoria do sinais os ajustes estão no caminho certo, e quando houver pioras, retorne para o ponto anterior e refaça o ajuste para o lado oposto que certamente será o correto...
Tem que "botar a mão na massa" para entender melhor como são os detalhes...

Bom ano novo e boas férias...

Bruno Caputo
Mensagem: #488
31/12/2017, 08:42

Muitíssimo obrigado pelas explicações grande Roger! Muito didático! Irei reportando por aqui o processo. Grande abraço a você, familiares e demais amigos do tópico. Feliz 2018!

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #489
05/01/2018, 11:44

boa tarde venho aqui perguntar para alguém que possa me ajudar pois gostaria de comprar um braço atuador de 36 polegadas pois comprei um de 24 da usatel e já reformei 3 vezes pois a antena e grande de 5 metros santa rita e muito pesada eu uso contra peso e esta empenado com o vento e não da o curso total na antena muito obrigado pela ajuda

orlando pinho vinagre jun
Rio de Janeiro - RJ
Mensagem: #490
05/01/2018, 16:26

Boa tarde.
Merladetti. voce tem que montar uma caixa de redução com engrenagens, acoplar um motor com pinhão para mover um conjunto de 3 engrenagens grandes e 3 pinhões pequenos.
Não existe outra maneira. Se a tua que é pesada de tela, imagina a minha de 3mt de chapa uma SPIN DOCTOR de 1979, pesando 200 kg. abraços. orlando jr - vicente de carvalho - rio de janeiro.

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #491
05/01/2018, 16:54

ola amigo eu sei que é a coisa certa a fazer estou a mais de 2 meses torneando peças para fazer este projeto só que o braço era mais rápido de colocar no lugar

Rio de Janeiro - RJ
Mensagem: #492
08/01/2018, 17:08

merladetti escreveu:
ola amigo eu sei que é a coisa certa a fazer estou a mais de 2 meses torneando peças para fazer este projeto só que o braço era mais rápido de colocar no lugar
Boa tarde, Merladetti. pelo tipo de antena, o caminho é este, vou anexar fotos da montagem da minha, que talves possa te ajudar. temha uma boa tarde. orlando jr.
Citação:
atualmente os 2 volantes motor são de gol geração IV e a corrente de moto, foi substituida por cremalheira do caminhão ford eletrônico todos com seus respectivos pinhões de bendix. o sensor de red swith troquei para óptico.
Citação:

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #493
08/01/2018, 18:39

linda antena fechada de alumínio da antiga ispin me parece que tem 3 metros pois na época era concorrente da santa rita já botei a mão na massa comecei a fazer a redução com correia de moto e 3 pião esta e minha antena e um santa rita de 5 metros muito obrigado por sua dica

Rio de Janeiro - RJ
Mensagem: #494
08/01/2018, 19:35

merladetti escreveu:
linda antena fechada de alumínio da antiga ispin me parece que tem 3 metros pois na época era concorrente da santa rita já botei a mão na massa comecei a fazer a redução com correia de moto e 3 pião esta e minha antena e um santa rita de 5 metros muito obrigado por sua dica
Boa noite. Merladetti, também tinha corrente de moto com esticador. mas com o tempo ela afrouxa esticava novamente e afouxava por desgaste. ai resolvi colocar engrenagem. ela está montada desde 2008 e com engrenagem desde 2012. abraços.
Citação:

luizaum
Itapira - SP
Mensagem: #495
10/01/2018, 15:45

Tenho uma de 3 metros, fiz éla de cabo à rabo há uns 8 anos atras...
Utilizando metalão/placas gráficas aluiminio/cóla 3M/motor para brisa/corrente/pinhão/coroa de móto/bateria 12v/rolamentos/controle botão fio manual etc...quase tudo sucata..

Rastreável-C artesanal video
Rastreável-Ku artesanal video

diniz8052
Contagem - Minas Gerais
Mensagem: #496
16/01/2018, 13:19

Tenho um motor audisat numa antena de 90cm. Notei que o mesmo possui uma folga no braço movimentador, a qual faz com que os satélites mais extremos do cinturão de Clark, não ficam com o sinal satisfatório, havendo perdas. Consegui sintonizar desde o 8ºw até o 89ºw aqui em Contagem-MG, mas como disse acima, com sinal muito baixo.
Existe uma forma de se eliminar essa folga, utilizando algum material metálico fino? Ou seria apenas através dos parafusos que estão na carcaça do motor?

Atenciosamente,
Flávio

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #497
16/01/2018, 15:52
Colaborador Canais

diniz8052 escreveu:
Tenho um motor audisat numa antena de 90cm. Notei que o mesmo possui uma folga no braço movimentador, a qual faz com que os satélites mais extremos do cinturão de Clark, não ficam com o sinal satisfatório, havendo perdas. Consegui sintonizar desde o 8ºw até o 89ºw aqui em Contagem-MG, mas como disse acima, com sinal muito baixo.
Existe uma forma de se eliminar essa folga, utilizando algum material metálico fino? Ou seria apenas através dos parafusos que estão na carcaça do motor?

Atenciosamente,
Flávio

É difícil dizer sem identificar exatamente onde está a folga. Se for por desgaste será difícil fazer alguma coisa para melhorar. Alguns modelos tem internamente possibilidade de fazer pequenos ajustes, outros não...

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #498
16/01/2018, 19:00

amigo eu tive uma perda de sinal considerável em muitos tps de vários satelites ai eu fiz um cone de chapa depois de pesquisar muito na net e realmente resolveu o meu broplema de sinal fraco talvez não seja o teu problema mais para min ficou 100%

guilherme10
Tubarão - Santa Catarina
Mensagem: #499
22/01/2018, 20:57

Olá, antes de mais nada peço desculpas se aqui nao poder fazer este tipo de post.

Sou novo aqui, e novo neste meio de antenas rastreáveis etc..
Estou com muitas dificuldades de conseguir informações para o que eu preciso.

Gostaria de montar uma antena parabólica, para captar os sinais de feeds dos jogos de futebol ao vivo. Aqui no brasil e talvez, argentina, onde for possivel.
É mesmo para captar em feeds jogos aovivo de futebol.

Algum santo amigo, pode me ajudar com as seguintes questões :
Tamanho minimo da parabólica? 1.80?
QUal tipo de lnb?
vou precisar de um braço atuador. cabeçote rastreável, MOTOSAT O QUE SERIA ISSO?
lnb banda c e banda ku ? Multiponto? ou monoponto?

desde já agradeço e peço desculpas pelo post aqui.

guilherme10
Tubarão - Santa Catarina
Mensagem: #500
22/01/2018, 20:58

J. Roger

oá roger, podes me ajuda a montar uma antena parabolica rastreavel, com finalidade apenas de apanhas sinais em feeds de jogos de futebol no brasil, alguma coisa na argentina e etc.

estou com muitas dificuldades de informações. agradeço se puder me ajudar.

Página 25 de 27 Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 24, 25, 26, 27  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br