 |
Bruno Caputo
São João del-Rei - Minas Gerais
|
Mensagem: #485
30/12/2017, 09:00
|
Bom dia grande mestre das rastreáveis, J. Roger! Tudo bom? Obrigado pela resposta!
Primeiramente, sobre a banda ku, eu não expliquei, mas é pq realmente é uma banda que não priorizo nesse momento, foco na banda C mesmo... É aquela história, o que entrar nesse lnb ku "é lucro".
Sobre o norte, você acha então que é melhor basear pelo dishpointer? Ou tem alguma outra indicação?
Acredita que adivinhei sobre não usar o braço até conseguir ajustar tudo previamente? haha Eu providenciei uma barra roscada para utilizar no lugar do braço durante os ajustes, pois fiquei com medo de forçá-lo. pretendo mesmo deixar a colocação do braço para o final.
Obrigado pela explicação sobre os detalhes do processo de apontamento, e sobre a sequencia de ajustes. Obrigado por esclarecer sobre o ajuste dos limites.
Surgiu uma pergunta: Durante o processo de ajuste de azimuth, elevação e off set, existe algum "macete" para identificar qual desses ajustes está eventualmente incorreto? Em resumo, existe algum sintoma específico que aponta onde está algum erro?
Obrigado também por explicar sobre manutenção. para lubrificar a junta do motor, como você explicou, e para os rolamentos do eixo polar, serve o famoso "óleo de máquina"?
Muitíssimo obrigado pelas explicações e pela disponibilidade. Feliz natal a você a toda a família! Grande abraço!
J. Roger escreveu: |
Boa tarde amigo Bruno,
primeiro parabéns pela disposição em melhorar seu sistema, transformando sua SR3,6m em rastreável. Vc está no caminho certo ao pesquisar bastante, ver vídeos, etc, e no início as dúvidas são várias mesmo, mas pelo visto vc tá absorvendo rápido todas as informações.
Entre todas as questões que vc expôs, vou começar pela carona do LNBF ku que vc citou: minha dica é que deixe por último este detalhe, porque pelo fato de vc vai usar uma telada ao invés de chapa ou fibra, o rendimento do LNBF ku em antenas teladas é algo muito variável e frequentemente não dá bons resultados, então, para que não haja dúvidas se os ajustes estão corretos ao avaliar o rendimento em ku, deixe-o por último, depois de tudo ajustado e caso o ku não fique tão bom, saberá que não é questão de ajustes, mas outros fatores relacionados ao uso de ku com telas que é fora dos padrões recomendados.
Quanto ao norte verdadeiro, cuidado com o uso da bússola, pois na área urbana interferências magnéticas são comuns e frequentemente causam erros e existem métodos mais práticos e precisos, até mesmo usando imagens de satélite do local da antena e pontos de referência ao redor de sua localidade.
Outra questão é sobre o uso da controladora diseq: não a utilize logo de início a menos que tenha certeza que os ajustes prioritários como azimute(zero grau ou norte verdadeiro) e elevação do eixo polar estejam bastante precisos, com todos os satélites do arco sendo encontrados manualmente(movimentando a antena no braço mesmo) tanto do lado leste como oeste. Os limites a serem ajustados tanto no leste como oeste, serão definidos logo depois de ter certeza que os ajustes que definem a precisão do arco estão corretos, caso contrário um ajuste atrapalha o outro, tendo que refazer tudo várias e várias vezes, e pode se tornar uma tarefa um pouco cansativa e confusa.
Então resumindo, quando for iniciar os testes, fazendo ajuste no satélite de referência, tenha uma forma manual de travar a antena e conferir pelos menos 3 satélites do arco:
- o satélite de referência para sua localidade(normalmente o IS14 em 45W) para os ajustes iniciais...
- um satélite à leste, talvez o C12(37,5W)
- um satélite à oeste, talvez o C2 ou C3 que já são velhos conhecidos...
se estiver encontrando todos estes satélites iniciais com bons níveis de sinal (pegando a grade completa em todos eles, como se estive num apontamento convencional em cada um deles) então os ajustes de azimute e elevação devem estar corretos, daí será mais fácil partir para os ajustes que envolvem o motor. Então volte a antena para o satélite de referência, coloque o braço atuador no meio de seu curso e faça os acoplamentos mecânicos e depois os acoplamentos elétricos. Durante os testes do motor, utilize as teclas UP e DOWN para movimentar para leste ou oeste. Faça isto com a controladora e o receptor próximo da antena, para acompanhar o movimento com cautela, tomando cuidado para não atingir os limites para leste ou oeste, e ajuste os limitadores de fim de curso internos do motor para proteção da parte mecânica.
Só depois que estiver consequindo percorrer todo o arco com todos os satélites possíveis(banda C linear), é que poderá iniciar os testes com os caronas(inicialmente o LNBF circular colocado num corte em "meia-lua" no disco, o mais colado possível no LNBF central) no mesmo alinhamento que um carona convencional, e deixando o LNBF ku por último(por razões já citadas)que ficará do lado oposto ao LNBF circular. A última etapa(e na minha opinião a mais trabalhosa de todas) será a memorização das posições de cada satélite junto ao receptor para finalmente automatizar todo o sistema. Mas mesmo antes desta memorização final, é possível, a qualquer tempo, fazer mudanças de satélite manualmente, usando as teclas UP e DOWN e acompanhando a entrada de sinal no receptor.
Quando iniciar os ajustes poderão surgir dúvidas, e conte conosco para qualquer outra dica ou ajuda que estiver ao nosso alcance.
Boa pontaria, Boas festas e feliz 2018!
Ah, e sobre manutenção no braço atuador, a caixa de engrenagens e rosca sem-fim (interno ao braço atuador) vêem muito bem lubrificada de fábrica, e não precisa se preocupar com manutenção antes de 5 anos de uso, a não ser em caso de ressecamento da junta que veda a junção do motor à caixa de engrenagens, que se estiver ressecada pode permitir a absroção e entrada de água.
Minha dica é que coloque algumas gotas de óleo fino sobre ela para que se mantenha impermeável, porque no caso de entrar água/umidade dentro do motor ou cx de engrenagens aí sim, terá problemas e necessitará manutenção corretiva. Já o eixo polar é algo mais bruto, e um "oleozinho" de vez em quando no eixo para um movimento suave e sem ruídos é tudo o que poderá precisar. |
|