SatClube Fórum Patrocinado Por

Responder tópico
Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku
Você está no fórum Satélite
Pág. Anterior  1, 2, 3 ... , 21, 22, 23  Próximo

renanmarcel
São João Do Pau D'Alho - SP
br.gif
Mensagem: #421
28/01/2017, 20:09

merladetti escreveu:
bom dia e a montagem continua a todo vapor de folga do trabalho

Parabéns em cara esse é o sonho de consumo de muita gente aqui, inclusive eu kkkkkk

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #422
29/01/2017, 00:00
Colaborador Canais

merladetti escreveu:
bom dia e a montagem continua a todo vapor de folga do trabalho

Prá nós hobystas, uma antena destas montada de forma convencional(fixa) já é algo formidável, e como rastreável então nem se fala... acho que é praticamente o auge neste nosso hobby.
Mesmo os profissionais do "interiorzão" nem chegam a ter acesso à algo assim!

Dá trabalho, mas é quase uma "obra de arte" aos nossos olhos.

Capricha aí "merladetti", e parabéns!!!

mjorge
Palmeira dos Índios - Alagoas
br.gif
Mensagem: #423
29/01/2017, 09:48

Aqui no meu estado, só vi umas 3 dessas belezinhas. Uma em Arapiraca e duas em Maceió. A de Arapiraca tinha virado até ponto de referência (tipo: a loja X fica na rua São Francisco, perto daquela antena parabólica grande). Infelizmente, todas elas já estão desativadas. Realmente, é um sonho de consumo para a maioria daqui do fórum Smile .

!
Comunicado da Moderação:

Mesclado: 10/02/2017, 07:21 por Francisco Crispim
Do tópico (Satélite)

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

admilsonvsilva
GONÇALVES - Minas Gerais
br.gif
Mensagem: #424
09/02/2017, 21:11

preciso de uma ajuda : estou tentando instalar a minha primeira rastreavel mas não estou conseguindo achar os satélites achei somente o de referência no caso o 45w por acaso voce não teria algum video para que pudesse me dar um luz de como realizar esses ajustes fico agradecido desde já

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #425
09/02/2017, 22:51
Colaborador Canais

admilsonvsilva escreveu:
preciso de uma ajuda : estou tentando instalar a minha primeira rastreavel mas não estou conseguindo achar os satélites achei somente o de referência no caso o 45w por acaso voce não teria algum video para que pudesse me dar um luz de como realizar esses ajustes fico agradecido desde já

Amigo, talvez possamos ajudar, mas o assunto é longo. Vc precisa passar mais informações sobre o tipo de rastreável que tá usando, e como está tentando localizar os satélites durante os ajustes.

Veja tua cx de recados, pois lhe enviei uma mensagem com algumas informações iniciais.

Se tiver mais dúvidas seria mais conveniente postar lá no tópico sobre rastreáveis, além de dar uma lida desde o início, porque muitas de suas dúvidas já devem estar respondidas lá, OK?

Abçs e bons ajustes.

!
Comunicado da Moderação:

Dividido: 10/02/2017, 07:19 por Francisco Crispim
Do tópico Antenas gigantes desativadas (Satélite)

renanmarcel
br.gif
Mensagem: #426
10/02/2017, 23:08

merladetti escreveu:
boa noite estou pedindo um ajuda para auguem que possa me ajudar a adquirir um braço atuador de 36 polegadas pois a antena e muito pesada e o contra peso com o braço de 24 não vai a usatel não tem o 36 só o de 24 eu não sei como vou conseguir o braço agradeço por me ajudar obrigado

Olá Merladetti, conseguiu encontrar o braço de 36 polegadas? Se sim, qual site e qual o preço? Grato!

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #427
28/02/2017, 20:45
Administrador

Encontrei no Youtube este exemplo de descobrir fácil com uma bússola o norte magnético e verdadeiro.
Compartilhando aqui no Fórum.
Show.

Clique PLAY para assistir ao vídeo

Abs

Smile

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #428
05/03/2017, 10:05

bom dia hoje terminei o meu protótipo de lnbf c circular e linear feito com sucata de aluminio vou testar na minha antena que já esta pronta View My Video

renanmarcel
br.gif
Mensagem: #429
14/03/2017, 13:31

J Roger vc disse q eu antena vai de 10E ao 117W, o motor q vc usa é um de 36 polegadas ou maior? Com essa antena pega a maioria dos canais? Poderia postar fotos do seu sistema (motor, cabos, sattracker). Abraços!

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #430
14/03/2017, 15:49
Colaborador Canais

renanmarcel escreveu:
J Roger vc disse q eu antena vai de 10E ao 117W, o motor q vc usa é um de 36 polegadas ou maior? Com essa antena pega a maioria dos canais? Poderia postar fotos do seu sistema (motor, cabos, sattracker). Abraços!

A minha rastreável que cobre de 10E até 117W é a Lerosat220cm que está instalada na laje. Esta antena não está conectada no SatTracker(controladora diseq) mas sim num comando manual que usa um contador digital que recebe e faz a contagem dos pulsos enviados pelo motor exibindo o resultado da contagem num painel digital, e esta foi a maneira mais prática e barata que encontrei para uma referência de posicionamento preciso. Tenho projeto para desenvolver uma interface para o PC (já que uso esta antena mais com a placa PcSat do que com receptores comuns) e o funcionamento desta interface depende de desenvolver algumas rotinas em software, e como não manjo nada de programação, então estou "adiando" (ou enrolando mesmo, hehehe) a automatização desta antena.

Até o momento funciona assim: com a antena totalmente no Leste (pouco abaixo da posição 10E) o contador digital é zerado. Ao iniciar o movimento para o leste inicia-se também a contagem. Ao chegar no ponto mais elevado(satélite de referência que é o 45W) o contador está marcando a posição 545. Continuando a movimentação para o oeste, até o limite que é a posição 117W, o contador estará marcando 1460. Quando inicio o movimento de volta, a contagem é decrescente, e volta no zero exatamente no fim de curso do lado leste, e onde se iniciou a contagem. Assim, cada satélite tem sua posição numérica definida(entre 0000 e 1460) que corresponde ao arco que vai de 10E até 117W, cobrindo 127°graus de arco(cinturão de Clark), então nesta tabela cada dígito corresponde aproximadamente 0,087°.
Então, o controle de posição é feito manualmente (chave de duas posições "leste/oeste") e eu consigo ótima reprodutibilidade de posição e precisão nos ajustes finos.

Veja um vídeo do seu movimento (acelerado).

https://youtu.be/wUtwM3ThjBI

FagnerMoura
Diadema - SP
Mensagem: #431
14/03/2017, 15:55

Meu sonho é montar uma de fibra de 2,60 motorizada. Às vezes alguns canais que quero ver estão em outros satélites que não tenho apontamento, como o caso da SIC no IS 11, da NASA UHD no IS14, do pacote colombiano no SES6...

Sem contar os sinais que não pego do IS34 na minha telada.

Para isso tenho que aguardar ainda. Quem sabe até 2018 estou com ela. O problema que não sei nem como montar. Só sei instalar antenas fixas C ou Ku.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #432
14/03/2017, 16:32
Colaborador Canais

FagnerMoura escreveu:
Meu sonho é montar uma de fibra de 2,60 motorizada. Às vezes alguns canais que quero ver estão em outros satélites que não tenho apontamento, como o caso da SIC no IS 11, da NASA UHD no IS14, do pacote colombiano no SES6...

Sem contar os sinais que não pego do IS34 na minha telada.

Para isso tenho que aguardar ainda. Quem sabe até 2018 estou com ela. O problema que não sei nem como montar. Só sei instalar antenas fixas C ou Ku.

Inicialmente a minha idéia também era essa (fibra 260cm) mas a dificuldade de espaço e principalmente a diferença de preço me levaram a experimentar o modelo menor, de 220cm. Outro fator é que eu me aventurei a fazer uma adaptação para a qual não havia garantia de que iria funcionar, porque não há no comércio cabeçote polar para estes modelos de antena, então eu me arrisquei num experimento que, se não desse certo, poderia resultar em danos na antena. Assim, além da dificuldade de trabalhar sozinho com antena maior e pesada (fiz quase tudo sozinho, e raramente vinha um ajudante aqui) se houvesse prejuízo ou perda, ela seria menor numa antena de 220cm do que com a de 260cm, cuja diferença de preço é considerável.
Hoje, depois que tudo deu certo, se eu tiver outra oportunidade acho que arriscaria refazer tudo com uma de 260cm. Vamos ver se um dia ainda me animo prá começar tudo de novo!!!

renanmarcel
br.gif
Mensagem: #433
15/03/2017, 00:11

J. Roger escreveu:
renanmarcel escreveu:

A minha rastreável que cobre de 10E até 117W é a Lerosat220cm que está instalada na laje. Esta antena não está conectada no SatTracker(controladora diseq) mas sim num comando manual que usa um contador digital que recebe e faz a contagem dos pulsos enviados pelo motor exibindo o resultado da contagem num painel digital, e esta foi a maneira mais prática e barata que encontrei para uma referência de posicionamento preciso. Tenho projeto para desenvolver uma interface para o PC (já que uso esta antena mais com a placa PcSat do que com receptores comuns) e o funcionamento desta interface depende de desenvolver algumas rotinas em software, e como não manjo nada de programação, então estou "adiando" (ou enrolando mesmo, hehehe) a automatização desta antena.

Até o momento funciona assim: com a antena totalmente no Leste (pouco abaixo da posição 10E) o contador digital é zerado. Ao iniciar o movimento para o leste inicia-se também a contagem. Ao chegar no ponto mais elevado(satélite de referência que é o 45W) o contador está marcando a posição 545. Continuando a movimentação para o oeste, até o limite que é a posição 117W, o contador estará marcando 1460. Quando inicio o movimento de volta, a contagem é decrescente, e volta no zero exatamente no fim de curso do lado leste, e onde se iniciou a contagem. Assim, cada satélite tem sua posição numérica definida(entre 0000 e 1460) que corresponde ao arco que vai de 10E até 117W, cobrindo 127°graus de arco(cinturão de Clark), então nesta tabela cada dígito corresponde aproximadamente 0,087°.
Então, o controle de posição é feito manualmente (chave de duas posições "leste/oeste") e eu consigo ótima reprodutibilidade de posição e precisão nos ajustes finos.

Veja um vídeo do seu movimento (acelerado).

https://youtu.be/wUtwM3ThjBI

mas esse motor é de 36 polegadas? e com esse tamanho de antena vc consegue pelo menos 90% do canais de cada sat? abraços e obrigado pela ajuda!

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #434
15/03/2017, 00:39
Colaborador Canais

renanmarcel escreveu:

mas esse motor é de 36 polegadas? e com esse tamanho de antena vc consegue pelo menos 90% do canais de cada sat? abraços e obrigado pela ajuda!

Ôpa, desculpa meu esquecimento: vc já perguntou no post anterior e eu esqueci de responder sobre o tamanho do braço atuador.
É um SuperPowerJack 24 polegadas, motor DC36V , adquirido na Usatel. Tenho dois destes e um SatTracker (controladora diseq), mas a controladora está funcionando numa outra rastreável, mais antiga, de chapa 180cm, que foi minha segunda montagem, que antecedeu a esta Lerosat220cm, e que atualmente está instalada no chão, cobrindo de 8W a 89W.

E sim, a média de canais conseguidos na rastreável maior (220cm) ultrapassa a casa dos 90% de canais na maioria dos satélites com sinais médios ou fracos (como SES6 ou IS11 por exemplo) e chega à 100% nos satélites com sinais moderados ou fortes como IS21, C2 ou C3, por exemplo.

renanmarcel
br.gif
Mensagem: #435
15/03/2017, 08:00

J. Roger escreveu:
renanmarcel escreveu:

Ôpa, desculpa meu esquecimento: vc já perguntou no post anterior e eu esqueci de responder sobre o tamanho do braço atuador.
É um SuperPowerJack 24 polegadas, motor DC36V , adquirido na Usatel. Tenho dois destes e um SatTracker (controladora diseq), mas a controladora está funcionando numa outra rastreável, mais antiga, de chapa 180cm, que foi minha segunda montagem, que antecedeu a esta Lerosat220cm, e que atualmente está instalada no chão, cobrindo de 8W a 89W.

E sim, a média de canais conseguidos na rastreável maior (220cm) ultrapassa a casa dos 90% de canais na maioria dos satélites com sinais médios ou fracos (como SES6 ou IS11 por exemplo) e chega à 100% nos satélites com sinais moderados ou fortes como IS21, C2 ou C3, por exemplo.

beleza, agora vc esclareceu minhas dúvidas. eu estava procurando um motor de 36 polegadas e não se encontra, e não sabia se um de 24 polegadas dava conta de cobrir todo o cinturão. eu to vendo uma ASR de pelo menos 2,60m (não vi a medida dela ainda) e ela já está praticamente pronta pra rastreavel, faltando apenas fazer a parte do ajuste de offset. a minha dúvida maior era essa, obrigado pelo apoio!!!

gudinha
Oliveira - MG
br.gif
Mensagem: #436
05/07/2017, 12:30

Boa tarde a todos.
Preciso que os amigos que tenham acesso ao 45º em Ku, possam fazer uma busca e informar se tem sinal em tps e informar, para que eu possa fazer um apontamento aqui.
É que quero ajustar meu motor ku usando este satelite.
Ja fiz usando o 43º e nao fiquei satisfeito.
Fico agradecido.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #437
05/07/2017, 23:54
Colaborador Canais

gudinha escreveu:
Boa tarde a todos.
Preciso que os amigos que tenham acesso ao 45º em Ku, possam fazer uma busca e informar se tem sinal em tps e informar, para que eu possa fazer um apontamento aqui.
É que quero ajustar meu motor ku usando este satelite.
Ja fiz usando o 43º e nao fiquei satisfeito.
Fico agradecido.

Boa noite,
fiz alguns scan's no 45W ku, no último fim de semana, e não entrou absolutamente nada. Aliás, prá ser mais detalhista, entrou sim, mas era tp no IS11_ku(43W) que, por ter sinal muito forte, ainda consegue entrar mesmo com antena 2 graus fóra, ou seja, em 45W. Mas do IS14_Ku mesmo, nada... Nem mesmo feed's (como os que estão na lista de canais) então não dá prá contar com ele para apontamentos. Enquanto não tiver sinais regulares no IS14_ku(45W), o jeito é usar o 43W mesmo(para localidades próximos da nossa), e fazer as compensações necessárias nos ajustes finos consecutivos até obter o melhor resultado.
Não sei se há algum sinal na polarização circular em ku, pois não tenho LNBF apropriado, mas na ku linear nunca encontro nada em 45W.

gudinha
Oliveira - MG
br.gif
Mensagem: #438
06/07/2017, 08:16

Obrigado J.Roger.
Vou tentar reajustar pelo 43º mesmo.
Enquanto isto vamos aguardar novidades de sinal ku no 45º
Um abraço

!
Comunicado da Moderação:

Mesclado: 11/07/2017, 22:39 por Francisco Crispim
Do tópico (Satélite)

Alexbrasil2016
Parelhas - Rio Grande do Norte
Mensagem: #439
11/07/2017, 12:24

Nitinho RN
Bom dia amigo , moro em Parelhas e gostaria de uma ajuda sobre o apontamento dos satélites via motor dish usando uma antena de 60cm ou 95cm pois já recebi muita informação sobre a posição correta , mas algumas informações ficam desencontradas , quando uns dizem para usar o 43w como referência e outro diz para usar o 40w , quando por sua vez me mandam colocar o prato da antena na base do motor em invertida para se alinhar ao cinturão de clark veja que na imagem ela esta colocada na posição normal , não coloquei invertido pq não sei como seria na hora da busca via " Usauls " pois o grau " zero " ficaria invertido logicamente e as minhas coordenadas gps 6°41'26.0"S 36°39'54.3"W eu não saberia como inserir no receptor de formas que fiquei completamente maluco com tantas informações que agora não consigo saber qual o meio correto para executar a busca automática . Obrigado e aguardo resposta , se possível o mais breve.[/url]

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #440
11/07/2017, 16:51
Colaborador Canais

Alexbrasil2016 escreveu:
Nitinho RN
Bom dia amigo , moro em Parelhas e gostaria de uma ajuda sobre o apontamento dos satélites via motor dish usando uma antena de 60cm ou 95cm pois já recebi muita informação sobre a posição correta , mas algumas informações ficam desencontradas , quando uns dizem para usar o 43w como referência e outro diz para usar o 40w , quando por sua vez me mandam colocar o prato da antena na base do motor em invertida para se alinhar ao cinturão de clark veja que na imagem ela esta colocada na posição normal , não coloquei invertido pq não sei como seria na hora da busca via " Usauls " pois o grau " zero " ficaria invertido logicamente e as minhas coordenadas gps 6°41'26.0"S 36°39'54.3"W eu não saberia como inserir no receptor de formas que fiquei completamente maluco com tantas informações que agora não consigo saber qual o meio correto para executar a busca automática . Obrigado e aguardo resposta , se possível o mais breve.[/url]

Boa tarde,
este tópico não é exatamente sobre antenas motorizadas, apesar de tê-lo criado para falar sobre os suportes adaptados que funcionam de forma semelhante à motorizada, porém, sem o motor, sendo girados manualmente.

Para falarmos de rastreáveis seria melhor postar no tópico correto, OK?
Operação rastreável para banda C e ku: http://www.satclube.com.br/forumbsd/viewtopic.php?t=2852&postdays=0&postorder=asc&start=0

De qualquer forma, já adianto que a instalação deve se iniciar com o alinhamento do eixo principal com o Norte verdadeiro(azimute zero)que vc já deve saber a direção exata, em seguida ajuste a inclinação(elevação) deste eixo conforme sua localização(consulte a tabela). Feito isto, faz-se o ajuste manual do prato da antena no satélite de referência, mais próximo do seu azimute zero, conforme a coordenada que vc passou, é o SES6(40,5W) cerca de 3°graus apenas da sua longitude. O 43W não seria recomendado, no seu caso, porque está quase 7°graus distante do seu azimute zero, e quanto maior a distância maior a probabilidade de erro e maior a dificuldade.
Só depois de executadas estas operações(azimute zero, inclinação correta do eixo e ajuste do prato para o melhor sinal no satélite referência) é que se pode iniciar as buscas no modo USALS ou Diseq.

Leia os tópicos sobre as rastreáveis(link acima) porque quase todas as respostas às suas perguntas estão lá no tópico.

Página 22 de 23 Pág. Anterior  1, 2, 3 ... , 21, 22, 23  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

• Anuncie aqui
  • Anuncie aqui
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br