SatClube Fórum Patrocinado Por

Responder tópico
Operação rastreável para Banda C e Ku
Você está no fórum Satélite
Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 19, 20, 21, 22  Próximo

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #381
07/08/2016, 22:31
Colaborador Canais

edipmoura01 escreveu:
Esse vídeo, eu fiz durante a construção do dispositivo polarizador / despolarizador que montei:

https://www.youtube.com/watch?v=5PlH9hj96ng

Fiz mais modificações e adaptações nesse outro vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=KUOuhNaj00o

Já se encontra funcionando há mais ou menos 1 mês. Ainda precisa de mais alguns ajustes, mas funciona.

É isso aí amigo "edipmoura": quando se tenta algo novo, é importante testarmos o conceito inicial, a viabilidade, os materiais, etc, etc, mesmo que o resultado necessite de modificações, é praticando que se consegue progresso nestas montagens.

E já que vc compartilhou algumas destas suas experiências, vou mostrar algo parecido que também tenho experimentado aqui. No meu caso, tá longe de ser uma montagem definitiva ainda, pois à cada modificação que faço surge uma nova idéia, e eu procuro nestas fases iniciais de testes aproveitar materiais de sucata e fácil obtenção, e só depois de constatar a funcionalidade, procurar materiais mais apropriados. Minha primeira rastreável usava motor de 12V(de vidro elétrico de veículos) acoplado à um sistema de engrenagens[cx de redução e braço atuador] aproveitado de acionador de portão eletrônico, e na alimentação usava bateria e placa solar fotovoltáica para manter carregada a bateria, ou seja, ainda era "ecologicamente correta", hehehe! Só depois de muitos meses e que fiz a substituição por peças comerciais para facilitar a manutenção e automatização, mas o início destas montagens sempre é totalmente artesanal.

Mas voltando ao despolarizador, o meu protótipo (que aparece na primeira parte do vídeo abaixo) também se baseia no uso de um pequeno motorzinho DC simples junto com parte de um mecanismo de abrir/fechar a gavetinha de Gravador de DVD obtido de sucata. O circuito de controle [que não aparece neste primeiro vídeo] é acionado pelo tom de 22KHz enviado pelo receptor, que é detectado por uma chave A/B (semelhante à chave diseq mas que comuta entre a porta A e B conforme a presença ou não do tom de 22KHz) então, dá para configurar assim: com 22KHz desligado a polarização é Linear, e com 22KHz ligado a polarização é Circular, quando o tom de 22khz aciona o motor que introduz a plaquinha, e sem o tom o motor faz a reversão retirando a plaquinha. Logo, no receptor é só configurar os satélites Circulares com o tom de 22KHz ligado para que o plaquinha se mantenha dentro do LNBF, saindo o tom de 22khz a plaquinha também sai do LNBF.

Já tenho feito alguns testes práticos do conjunto pronto, mas a grande dificuldade vai estar na proteção de todo o conjunto contra a água (chuva, neblina, orvalho, etc) para que o conjunto possa ser instalado definitivo.

Abaixo o vídeo com a primeira parte (testes iniciais da parte eletromecânica) enquanto o funcionamento final do conjunto na antena (parte eletromecânica+circuito eletrônico) ainda é preciso editar o vídeo que ficou muito grande, mas em breve pretendo publicá-lo também ou preparar outro mais adequado.

[youtube] http://youtu.be/Hf8srSwNmfI [/youtube]

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

edipmoura01
Gama - DF
br.gif
Mensagem: #382
09/08/2016, 11:52

J. Roger escreveu:
edipmoura01 escreveu:
Esse vídeo, eu fiz durante a construção do dispositivo polarizador / despolarizador que montei:

https://www.youtube.com/watch?v=5PlH9hj96ng

Fiz mais modificações e adaptações nesse outro vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=KUOuhNaj00o

Já se encontra funcionando há mais ou menos 1 mês. Ainda precisa de mais alguns ajustes, mas funciona.

É isso aí amigo "edipmoura": quando se tenta algo novo, é importante testarmos o conceito inicial, a viabilidade, os materiais, etc, etc, mesmo que o resultado necessite de modificações, é praticando que se consegue progresso nestas montagens.

E já que vc compartilhou algumas destas suas experiências, vou mostrar algo parecido que também tenho experimentado aqui. No meu caso, tá longe de ser uma montagem definitiva ainda, pois à cada modificação que faço surge uma nova idéia, e eu procuro nestas fases iniciais de testes aproveitar materiais de sucata e fácil obtenção, e só depois de constatar a funcionalidade, procurar materiais mais apropriados. Minha primeira rastreável usava motor de 12V(de vidro elétrico de veículos) acoplado à um sistema de engrenagens[cx de redução e braço atuador] aproveitado de acionador de portão eletrônico, e na alimentação usava bateria e placa solar fotovoltáica para manter carregada a bateria, ou seja, ainda era "ecologicamente correta", hehehe! Só depois de muitos meses e que fiz a substituição por peças comerciais para facilitar a manutenção e automatização, mas o início destas montagens sempre é totalmente artesanal.

Mas voltando ao despolarizador, o meu protótipo (que aparece na primeira parte do vídeo abaixo) também se baseia no uso de um pequeno motorzinho DC simples junto com parte de um mecanismo de abrir/fechar a gavetinha de Gravador de DVD obtido de sucata. O circuito de controle [que não aparece neste primeiro vídeo] é acionado pelo tom de 22KHz enviado pelo receptor, que é detectado por uma chave A/B (semelhante à chave diseq mas que comuta entre a porta A e B conforme a presença ou não do tom de 22KHz) então, dá para configurar assim: com 22KHz desligado a polarização é Linear, e com 22KHz ligado a polarização é Circular, quando o tom de 22khz aciona o motor que introduz a plaquinha, e sem o tom o motor faz a reversão retirando a plaquinha. Logo, no receptor é só configurar os satélites Circulares com o tom de 22KHz ligado para que o plaquinha se mantenha dentro do LNBF, saindo o tom de 22khz a plaquinha também sai do LNBF.

Já tenho feito alguns testes práticos do conjunto pronto, mas a grande dificuldade vai estar na proteção de todo o conjunto contra a água (chuva, neblina, orvalho, etc) para que o conjunto possa ser instalado definitivo.

Abaixo o vídeo com a primeira parte (testes iniciais da parte eletromecânica) enquanto o funcionamento final do conjunto na antena (parte eletromecânica+circuito eletrônico) ainda é preciso editar o vídeo que ficou muito grande, mas em breve pretendo publicá-lo também ou preparar outro mais adequado.

[youtube] http://youtu.be/Hf8srSwNmfI [/youtube]

Legal, amigo! Por incrível que pareça, meu primeiro protótipo do despolarizador também foi utilizando a máquina de abertura da gaveta de um DVD player. Pela fragilidade do equipo acabei destruíndo a gaveta devido as adaptações. Depois, pensei em vários dispositivos, como a máquina do vidro elétrico de veículos, trava da porta, antena elétrica, engrenagens e cremalheira para robótica,etc. Mas o mais simples mesmo é a barra roscada de 4mm. Com 1 barra, 1 porca, 1 conector para fio e 1 motor de carrinho já é possível obter a parte do movimento do sistema. Penso em fazer outro protótipo utilizando esses elementos, somados a 2 pedaços de cano de pvc para água. Um pedaço de 20mm correndo por dentro de um pedaço de 25mm. Para fazer a bucha da rosca utilizarei massa epoxi, introduzindo a porca e um pequeno ímã para os sensores red switch. Penso em aperfeiçoar a placa de comando simplificando sua construção. Meu objetivo é fazer algo que possa ser acessível a todos. Por isso tenho procurado componentes comuns. Quanto ao movimento da antena, utilizei por 6 anos um sistema que montei utilizando atuador de portão automático pivotante, com motor de plotter (ou impressora), acoplado com engrenagens de tanquinho de lavar roupas. Utilizava chaves de campainha para fazer o movimento e observava o sinal pela barra do receptor. A placa de controle do movimento do motor, que é de duas bobinas, eu construí com relés e transistores comuns. Mas vamos que vamos com nossas idéias, pois a criatividade não pode parar! Um abraço!

MauricioFGA
Formiga - MG
br.gif
Mensagem: #383
09/08/2016, 13:06

Eu sei que nao é esse tópico mais tenho uma pergunta para os profissionais!
Existe lnbf banda C+ku ? E se existe é so um cabo ligado nele? E onde comprar ? Quanto custa? No satelite estarone C2 vc consegue os canais abertos da Claro Tv como record, sbt band etc pela banda Ku?? Desde ja obrigado!

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #384
09/08/2016, 13:38
Colaborador Canais

MauricioFGA escreveu:
Existe lnbf banda C+ku ? E se existe é so um cabo ligado nele? E onde comprar ? Quanto custa? No satelite estarone C2 vc consegue os canais abertos da Claro Tv como record, sbt band etc pela banda Ku?? Desde ja obrigado!

Eu não sou profissional, mas se me permitir, deixo minha opinião assim mesmo.
A resposta é SIM, existe várias opções no comércio de LNBF C+ku, e também há os que já vem com chave diseq A/B incorporada dentro do LNBF banda C, então dá prá usar apenas 1 cabo, configurando no receptor como Porta_A=banda_C e Porta_B=banda_ku. Eles não são tão eficientes quanto o LNBF ku separado, mas para sinais fortes funciona sem maiores problemas.
Também tem os modelos artesanais, feitos através da conexão de um LNBF ku comum numa "janela aberta no topo" de um LNBF banda C, e cujo funcionamento é bem parecido com modelo comercial, só que precisa da chave diseq à parte porque neste caso ela não é integrada.

Lembrando que, em qualquer destes tipos, a antena tem de ser fechada (chapa ou fibra de boa qualidade) porque o lnbf ku funciona de maneira precária em antenas teladas.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #385
09/08/2016, 14:02
Colaborador Canais

J. Roger escreveu:
MauricioFGA escreveu:

Eu não sou profissional, mas se me permitir, deixo minha opinião assim mesmo.
A resposta é SIM, existe várias opções no comércio de LNBF C+ku, e também há os que já vem com chave diseq A/B incorporada dentro do LNBF banda C, então dá prá usar apenas 1 cabo, configurando no receptor como Porta_A=banda_C e Porta_B=banda_ku. Eles não são tão eficientes quanto o LNBF ku separado, mas para sinais fortes funciona sem maiores problemas.
Também tem os modelos artesanais, feitos através da conexão de um LNBF ku comum numa "janela aberta no topo" de um LNBF banda C, e cujo funcionamento é bem parecido com modelo comercial, só que precisa da chave diseq à parte porque neste caso ela não é integrada.

Lembrando que, em qualquer destes tipos, a antena tem de ser fechada (chapa ou fibra de boa qualidade) porque o lnbf ku funciona de maneira precária em antenas teladas.

E prá complementar(já que esqueci de dizer no post anterior), no C2ku(C4) só existe Record em fta, os demais que vc citou(sbt, band, etc.) não tem fta em ku no 70W.

edipmoura01
Gama - DF
br.gif
Mensagem: #386
09/08/2016, 14:35

Aí está o vídeo do polarizador montado. Meu primeiro protótipo funcionando para essa finalidade. Vou tentar aperfeiçoá-lo para melhor aproveitamento. Inclusive, reduzindo o seu tamanho:

https://www.youtube.com/watch?v=LCCGtmkFH_4

MauricioFGA
Formiga - MG
br.gif
Mensagem: #387
09/08/2016, 19:54

Vlw

!
Comunicado da Moderação:

Mesclado: 30/08/2016, 14:23 por Francisco Crispim
Do tópico (Tecnologia)

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

Francisco Santos Aquino
Fortaleza - CE
br.gif
Mensagem: #388
30/08/2016, 14:14

"Braço Atuador QARL-3624"

HV 24, 24 "Heavy atuador de Geotrack / Jaeger (QARL3624)
Características Técnicas:
Comprimento do curso: 24 "
Sensor: interruptor Reed
Capacidade de Carga: 4500N
Carga estática: 9000N
Speed (a plena carga): 4,2 mm / s
Tensão de entrada: 24/36 VDC

Francisco Santos Aquino
Fortaleza - CE
br.gif
Mensagem: #389
30/08/2016, 14:17

Francisco Santos Aquino
Fortaleza - CE
br.gif
Mensagem: #390
30/08/2016, 14:19

Onde consigo adquirir o braço atuador conforme imagem e especificações acima. O braço que estou utilizando na rastreável tem capacidade de carga de: 2000N, pode arrebentar e danificar antena.

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #391
30/08/2016, 14:28
Administrador

Francisco Santos Aquino - Tem a venda na Usatel em SP.

Abraços.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

nirdnassolrac
ORLÂNDIA - São Paulo
Mensagem: #392
13/10/2016, 16:44

Oi pessoal, semana passada o técnico instalou uma motorizada de 90cms na banda Ku (Audisat AU-2000), estou apanhando um bocado dela, está com lnb duplo, sendo que o controle é feito por um Receptor FTA The rock ligado direto via cabo no tuner 2 e a outra ponta entra numa diseq 4x1 para o outro receptor achar que tem uma "antena fixa". Estou com dificuldade para fazer a "sintonia fina" e mesmo a outra sintonia normal tambem. Por enquanto consegui apontar apenas 0 58w (bem fraco com 2 tps e 2 canais bem fracos de sinal), alem do Maezonas. Vamos as duvidas:
1 - Em motor type devo usar USALS? ou DISEQC1.2 ? se colocar incapacitar desliga o motor na posição atual que a antena parou certo?
2 - Limit set é para definir os limites finais leste e oeste (ocidente) da antena? como isso é feito? ao antigir a posicão final do respectivo lado é só pressionar o botão da direção correspondente?
3 - Save position memoriza em posição index (numero) a posição que a antena está apontando atualmente? Ir para posição vai para a posição memorizada?
4 - Goto X.X vai para a posição que aparece entre os parenteses?
5 - Qual a forma mais rápida ou a mais fácil para apontar e memorizar os satélites?
6 - Será necessario apontar e memorizar todos os canais individualmente?
Antecipadamente agradeço a atençao

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #393
13/10/2016, 19:40
Colaborador Canais

nirdnassolrac escreveu:
Oi pessoal, semana passada o técnico instalou uma motorizada de 90cms na banda Ku (Audisat AU-2000), estou apanhando um bocado dela, está com lnb duplo, sendo que o controle é feito por um Receptor FTA The rock ligado direto via cabo no tuner 2 e a outra ponta entra numa diseq 4x1 para o outro receptor achar que tem uma "antena fixa". Estou com dificuldade para fazer a "sintonia fina" e mesmo a outra sintonia normal tambem. Por enquanto consegui apontar apenas 0 58w (bem fraco com 2 tps e 2 canais bem fracos de sinal), alem do Maezonas. Vamos as duvidas:
1 - Em motor type devo usar USALS? ou DISEQC1.2 ? se colocar incapacitar desliga o motor na posição atual que a antena parou certo?
2 - Limit set é para definir os limites finais leste e oeste (ocidente) da antena? como isso é feito? ao antigir a posicão final do respectivo lado é só pressionar o botão da direção correspondente?
3 - Save position memoriza em posição index (numero) a posição que a antena está apontando atualmente? Ir para posição vai para a posição memorizada?
4 - Goto X.X vai para a posição que aparece entre os parenteses?
5 - Qual a forma mais rápida ou a mais fácil para apontar e memorizar os satélites?
6 - Será necessario apontar e memorizar todos os canais individualmente?
Antecipadamente agradeço a atençao

Olá amigo, vou tentar ajudar respondendo algumas (não todas, mas apenas as principais) questões colocadas:

- Eu(particularmente) considero o sistema USALS mais prático que o DISEQ1.2 , porque dispensa a memorização prévia individual de cada satélite, enquanto no sistema Diseq1.2 vc terá de encontrar a posição de cada satélite manualmente e memorizá-las um a um, então o Diseq dá muito mais trabalho para configurar a antena caso vc queira acessar vários satélites. Em compensação o sistema Diseq aceita ajustes finos individualmente(é mais flexível e mais fácil quando se usa poucos satélites), enquanto o sistema Usals é automático e não permite ajustes finos em cada posição separadamente, pois ele calcula o ângulo em que a antena será apontada de acordo com a sua localização (coordenada local) informada previamente no menu de configuração do receptor, em função do satélite (posição orbital) escolhido.

- "Save Position" só usada em modo Diseq1.2 para memorizar a posição encontrada após refazer cada ajuste.

- Goto X.X geralmente é usado em modo USALS, onde X.X é a posição orbital. Ex: para o IS11 a posição X.X=43.1 pois este satélite está em 43,1°W .

- Se usar Diseq1.2 será necessário memorizar a posição de cada satélite após encontrar manualmente seu respectivo sinal(usando os comandos Leste ou Oeste no menu de configuração) individualmente para cada satélite desejado , mas se optar pelo modo USALS é só escolher o satélite que o motor encontra o ângulo ideal sozinho. Obviamente isto só funciona se a calibração do azimute zero(apontamento para o Norte quando a antena estiver no ponto de referência) e da inclinação do eixo do motor estiverem corretas.

- Sua cidade está em 47,9°W (praticamente 48W) então o satélite mais próximo do seu ponto de referência é o IS11 (43,1W) que está apenas 4,8° ao LESTE do seu ponto de referência, então recomenda-se que ele seja o primeiro satélite a ser encontrado e usado no ajuste da antena, no modo USALS, porque justamente pelo fato de estar mais próximo do seu ponto de referência(azimute zero) a possibilidade de erros ou desvio é menor durante os primeiros ajustes.

O procedimento mais recomendado é este abaixo:
- Durante a instalação e ajustes da antena, não aperte em definitivo os parafusos que prendem o prato no eixo do motor, deixando-o levemente solto para movimentar a antena nos primeiros ajustes. Com o motor estacionado na posição de referência, e após ajustar a inclinação do eixo, aponte manualmente a antena e a carcaça do motor, alinhados, para o NORTE verdadeiro( que é seu azimute zero) então é preciso saber com antecedência exatamente o rumo do NORTE geográfico verdadeiro aí na sua localidade. Em seguida, fixe a carcaça do motor (não precisa apertar muito, pois é quase certo que será necessário pequeno reajuste posteriormente) e no menu do receptor escolha o modo USALS selecionando o satélite mais próximo do seu ponto de referência(IS11_Ku em 43,1W) e o motor vai se mover automaticamente. Quando o motor parar, ajuste manualmente a elevação do prato para o melhor sinal em um TP qualquer do IS11 (de preferência um que tenha canal FTA, como o canal do assinante por exemplo). Após este primeiro ajuste, escolha no menu do receptor um satélite do lado oposto (ao OESTE) que pode ser o IS21(58W) por exemplo, que está à 10,1° ao Oeste do seu ponto de referência. Se o sinal não aparecer é porque o ajuste de azimute zero ou a inclinação do eixo estão
um pouquinho fóra. Tente identificar para que lado está fóra e faça pequena correção. Reinicie o procedimento do início. Normalmente é preciso reajustar várias vezes até encontrar o ponto ideal. À medida que o ajuste vai ficando mais preciso, os sinais vão ficando mais fortes e a quantidade de satélite sintonizado(encontrados) vai aumentando conforme se percorre maior extensão do arco, ou seja, conforme se escolhe satélites cada vez mais distantes do ponto de referência.
É preciso paciência e calma nos ajustes, evitando mexer nos dois ajustes ao mesmo tempo(azimute e inclinação), ou seja, faça uma mudança de cada vez e verifique o resultado. Se piorar(cair ou perder o sinal de um satélite que estava pegando antes), é porque ajustou para o lado errado, então volte ao ponto inicial e experimente reajuste para o outro lado, sempre em pequenas frações.

Boa pontaria.

Genario Antunes
-
Mensagem: #394
13/10/2016, 22:25
Visitante

Caros

Vi este desenho de base polar numa antena Paraclipise...será que funciona? seria muito trabalhoso fabricar um? Com ele e sem o braço, ela ficaria rastreável a feijão...

Responder com citação

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #395
13/10/2016, 23:34
Colaborador Canais

Genario Antunes escreveu:
Caros

Vi este desenho de base polar numa antena Paraclipise...será que funciona? seria muito trabalhoso fabricar um? Com ele e sem o braço, ela ficaria rastreável a feijão...

Amigo Genário,
parece um projeto bem compacto, e por isto mesmo acho que tem algum grau de dificuldade em sua confecção, principalmente nas áreas marcadas em vermelho, nos cortes em forma de "meia-lua" e no eixo central onde não pode haver folga. Quem tiver acesso à um bom processo de corte e usinagem deve tirar de letra, mas eu teria dificuldades. Há projetos bem mais práticos e fáceis de construir, como os que utilizam os articuladores automotivos(ponteiras de direção), que aprendí a fazer e gostar também, pela praticidade e facilidade de montagem e ajuste.

gudinha
Oliveira - MG
br.gif
Mensagem: #396
03/12/2016, 19:54

J.Roger ! Boa noite!
Minha S.R de 3,60, esta motorizada com equipamentos comprados do José Manoel, e funcionando a contento.
Vale muito a pena se todos que puderem fazerem também.
E um prazer imenso em ficar manuseando.
A principio esta somente com Linear, ja estudo em fazer um carona para os Circular.
Mas o objetivo deste, é que comprei uma motor HH modelo AU2000 marca Audisat para banda Ku e comprei também, usado, um s81l0B com Beep para apontamento.
Como minha cidade é Lat 20,69 e Long 44,82, meu satélite de referencia é o 45º.
Como tenho apanhado muito para coloca-lo no cinturão de Clark usando o 45 em Ku e não tem tp, poderia voce me ajudar fazendo um Scan ai neste seu equipamento moderno, mesmo contendo Feeds me informando provável horário, etc, etc.
E o mais importante, no motor HH onde se tem na lateral a escala de Latitude, voce possa postar uma foto do seu ai, com identificação da seta que marca os graus para Varginha, pois no meu aqui, não consegui identificar.
Isto me auxiliaria e muito.
Sei que posso dar sequencia de montagem usando o 43º, mas é que se possível irei fazer pelo 45º mesmo, pois ele esta bem acima de meu quintal, rs rs rs.
Muito obrigado.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #397
03/12/2016, 21:57
Colaborador Canais

gudinha escreveu:
J.Roger ! Boa noite!
Minha S.R de 3,60, esta motorizada com equipamentos comprados do José Manoel, e funcionando a contento.
Vale muito a pena se todos que puderem fazerem também.
E um prazer imenso em ficar manuseando.
A principio esta somente com Linear, ja estudo em fazer um carona para os Circular.
Mas o objetivo deste, é que comprei uma motor HH modelo AU2000 marca Audisat para banda Ku e comprei também, usado, um s81l0B com Beep para apontamento.
Como tenho apanhado muito para coloca-lo no cinturão de Clark usando o 45 em Ku e não tem tp, poderia voce me ajudar fazendo um Scan ai neste seu equipamento moderno, mesmo contendo Feeds me informando provável horário, etc, etc.
E o mais importante, no motor HH onde se tem na lateral a escala de Latitude, voce possa postar uma foto do seu ai, com identificação da seta que marca os graus para Varginha, pois no meu aqui, não consegui identificar.
Sei que posso dar sequencia de montagem usando o 43º, mas é que se possível irei fazer pelo 45º mesmo, pois ele esta bem acima de meu quintal, rs rs rs.
Muito obrigado.

Boa noite amigo,
acho que vai ficar tudo prá amanhã, até os scans, e isso se o tempo ajudar, porque a previsão do tempo para amanhã não é boa, e mesmo hoje já tem algumas horas que o tempo aqui tá completamente carregado, instável, com nuvens pesadas, e pancadas de chuva à todo momento, condições que certamente afetam a recepção em ku. Mas já adianto que a posição 45°W em ku é prá nós como "território morto" onde raramente aparece algum sinal, e quando tem é na sua maioria sinais de dados (em ACM e 16 ou 32PSK) que os receptores não reconhecem.

Também adianto que é possível (e talvez até seja nossa melhor opção) fazer os ajustes usando como referência o 43W[sky] com seus sinais fortes. Amanhã quando eu obter as fotos do ajuste de inclinação do meu motor ku lhe passo mais algumas dicas, mas acho que vc vai tirar de letra.

E parabéns pela montagem da ASR rastreável !!!

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #398
04/12/2016, 12:05
Colaborador Canais

gudinha escreveu:
J.Roger ! Boa noite!
...comprei uma motor HH modelo AU2000 marca Audisat para banda Ku e comprei também, usado, um s81l0B com Beep para apontamento.
Muito obrigado.

Boa tarde.
Fiz alguns scans agora há pouco, em 45W ku, e não achei nada, nem mesmo os canais de dados que aparecem de vez em quando. Como eu disse o jeito é fazer os ajustes iniciais usando o 43W.

Com relação ao ajuste da inclinação do motor, os detalhes podem ser vistos abaixo:

-repare que na escala(dentro do círculo vermelho) está marcando algo entre 23°e 24° , mas o ajuste real é 22° graus. Esta diferencinha de 1,5 grau(aproximado) é devido ao mastro (cano vertical que aparece um pouco enferrujado na imagem) estar um pouquinho fóra de prumo. Eu aproveitei este mastro que é um cano antigo chumbado na laje, de 1" e parede grossa, portanto difícil de corrigir o prumo, então deixei assim mesmo, porque o ajuste fino compensa a pequena variação de prumo do mastro, e o único incoveniente neste caso é que a escala fica mostrando esta diferença, mas na verdade a inclinação real é 22W.

Abaixo está a foto desta mesma ku motorizada vista de frente, apontada em 45W, enquanto eu fazia os scans.
Para facilitar o entendimento, coloquei algumas linhas coloridas representando o alinhamento da haste que sustenta o LNBF com a antena em 3 diferentes posições:
- nesta foto a antena se encontra apontada para 45W (linha vermelha) e a linha verde representa o alinhamento que a haste assumiria se a antena apontar exatamente no azimute zero(que na minha localização equivale à 44,4°W). A linha amarela mostra o alinhamento que ficará quando a antena apontar para o 43W.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #399
04/12/2016, 12:43
Colaborador Canais

J. Roger escreveu:

ERRATA:

Na citação anterior, hove inversão ao explicar sobre as cores relativas ao azimute zero e a posição 45W. Pelas cores que aparece na imagem, o azimute zero é a linha vermelha(44,4W) e a linha verde a posição 45W.

Para facilitar os ajustes, minha dica é sempre usar a configuração USALS no menu do receptor, porque nesta configuração, o ângulo da antena será obtido automaticamente ao selecionar cada um dos satélites usados, cabendo ao instalador apenas ajustar a elevação do prato para obter o melhor sinal, e fazer o ajuste fino de azimute ou elevação do motor (sempre em pequenos passos, de meio em meio grau no máximo) até obter a melhor cobertura de todo o arco, começando os ajustes com satélites mais próximos do ponto de referência(mais ao centro do arco) até alcançar os satélites mais extremos (para leste ou oeste) e geralmente é necessário pelo menos uns 5 ou 6 ajustes finos para se conseguir bom resultado.

gudinha
Oliveira - MG
br.gif
Mensagem: #400
04/12/2016, 13:38

J.Roger!
Valeu e muito amigão, pelo seu interesse e pronto atendimento. Aqui o tempo não esta propício, mas amanhã vou seguir suas dicas.
Depois posto os resultados.
No meu motor, não tem, esta marcação da escala no motor, somente no suporte do motor.
Vou tentar te enviar a foto para voce entender melhor.
Também amanha vou colocar um inclinometro caseiro que fiz aqui, direto do cano do motor, no meu caso é 20,69º, arredondar p 21º.
Outra coisa, fiz a declinação, usando arruelas na parte superior dos 2 parafusos que prende o prato. O ângulo aqui é 3,06.
Mais uma vez, fico muito agradecido.

Página 20 de 22 Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 19, 20, 21, 22  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

• Anuncie aqui
  • Anuncie aqui
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br