SatClube Fórum Patrocinado Por

Responder tópico
Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku
Você está no fórum Satélite
Pág. 1, 2, 3 ... 21, 22, 23  Próximo

vitorvitoy
goiania - goias
Mensagem: #1
13/01/2011, 19:04

Boa noite galera,

Eu comprei um motor USALS para uma antena minha de 90 cm na Usatel. Akguém já tem ou já viu como funciona? Quantos satélites mais ou menos conseguimos pegar em banda Ku com esse motor? Sou de Goiânia.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #2
13/01/2011, 22:14
Colaborador Canais

vitorvitoy escreveu:
Boa noite galera,

Eu comprei um motor USALS para uma antena minha de 90 cm na Usatel. Akguém já tem ou já viu como funciona? Quantos satélites mais ou menos conseguimos pegar em banda Ku com esse motor? Sou de Goiânia.

O problema de buscarmos fta só na banda ku é que ainda são poucos os satélites. De imediato me lembro aqui do Telstar12, Hispasat (com maior nº de canais fta), Telstar14 (popular "Estrela do Sul")e Amazonas(c/ poucos fta comparado ao número total de canais) e ainda Galaxy28. Os outros não tem mais que dois ou três fta em ku, a não ser os feed's ou canais promocionais (mosaicos) como no Intelsat11.

vitorvitoy
goiania - goias
Mensagem: #3
21/01/2011, 19:54

Boa noite a todos,

Até que enfim instalei minha antena motorizada de 90 cm. Porém algumas curiosidades: Ao instalar apontei para o satélite amazonas, daí a partir dele eu comecei a procurar por outros. Porém só encontrei o BSD que está ao lado do amazonas não consegui achar outro. Achei estranho pode ser que não foi instalado da forma certa, porém os 2 satélites achados pegam muito bem. Alguém tem alguma dica??????????????????

Paulo Nobre
Sumaré - SP
br.gif
Mensagem: #4
21/01/2011, 20:08

Começa pelo Intelsat11 que está meio no centro do cinturão de satelite e após locá-lo tenta o BSD,e em seguida tenta ajuste fino de ambos,é bem trabalhoso mesmo.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #5
21/01/2011, 20:36
Colaborador Canais

O mais crítico nestas instalações é a inclinação do eixo de fixação do motor, que depende das coordenadas do local onde será instalada e que deve ter como referência o norte verdadeiro com grande precisão. Na maioria das vezes, pequenos erros de inclinação no eixo, permitem que se pegue os satélites usados como referência (no seu caso o Amazonas) mas a medida que o motor desloca para "as pontas do arco a percorrer" (direita ou esquerda)o desvio aumenta, perdendo o alinhamento com o cinturão de satélites.
Confira os dados de inclinação e alinhamento com o norte verdadeiro usando como referência o satélite mais alto prá você conforme sua coordenada. Para Goiânia, que se situa a 49°W , o satélite "referência" (mais alinhado com o norte e consequentemente mais alto com relação a inclinação da antena) é o Intelsat1R , mas como ele só tem feeds em ku, nem sempre dá prá encontrá-lo facilmente, então usa o mais próximo (Intelsat11), como disse anteriormente o Paulo Nobre, que tem sinal forte e fácil de encontrar, e assim deve ficar mais fácil refazer todos os ajustes. Quando conseguir pegar com bom sinal o satélite de referência e os mais distantes (Telstar12 ao leste e Galaxy28 no oeste) com certeza o conjunto estará bem alinhado.
Boa pontaria!

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #6
21/01/2011, 22:03
Administrador

Tem que ter muita paciência mesmo com os ajustes e cálculos do ponto ideal.
Adaptei um Motor Usals numa antena de 90 cm, porém, ainda carece de ajustes para locar todos os satélites Ku.

Abraços.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #7
27/03/2011, 20:38
Administrador

Quem tiver algum comentário sobre antena morotizada ou dúvidas, poste aqui!

Obrigado

Já tenho um sistema motorizado na Banda Ku, agora meu sonho para a Banda C Very Happy

Abraços

vitorvitoy
goiania - goias
Mensagem: #8
28/03/2011, 14:03

Francisco Crispim escreveu:
Já tenho um sistema motorizado na Banda Ku, agora meu sonho para a Banda C Very Happy

Abraços

Francisco eu também tenho sistema motorizado banda ku. Mas me diz você consegue pegar muita coisa? Por enquanto eu to pegando Amazonas e Estrela do Sul só. Meu Lnbf tá na posição do amazonas será que é por isso? Não coloquei ele perpendicular não.

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #9
28/03/2011, 16:12
Administrador

vitorvitoy escreveu:

Abraços

Francisco eu também tenho sistema motorizado banda ku. Mas me diz você consegue pegar muita coisa? Por enquanto eu to pegando Amazonas e Estrela do Sul só. Meu Lnbf tá na posição do amazonas será que é por isso? Não coloquei ele perpendicular não.

Foi muito dificil de regular, porém, já consegui do 58.0 W a 65.0 W para a Banda Ku.

A dica é o ajuste na elevação, amigo.

Abraços.

[b]CORRIGINDO - CORRETO É DE 58.0 W A 65.0 W QUE LOCA OS SATÉLITES.

Danilo
Bauru - SP
br.gif
Mensagem: #10
30/03/2011, 09:05
Administrador

vitorvitoy escreveu:

Abraços

Foi muito dificil de regular, porém, já consegui do 58.0 W a 65.0 W para a Banda Ku.

Abraços.

vitorvitoy, eu também tenho uma motorizada, igual do Crispim por sinal. Uma da TeleSystem de 80cm. Eu tenho a mesma dificuldade que você. Só consigo o Amazonas e o BSD.

Crispim, o segredo talvez seja a posição do LNBF. Poderia nos contar como você deixou o LNBF? Seria em 6hs?

Abs

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #11
31/03/2011, 09:16
Administrador

Danilo escreveu:
vitorvitoy escreveu:

Abraços

Abraços.

vitorvitoy, eu também tenho uma motorizada, igual do Crispim por sinal. Uma da TeleSystem de 80cm. Eu tenho a mesma dificuldade que você. Só consigo o Amazonas e o BSD.

Crispim, o segredo talvez seja a posição do LNBF. Poderia nos contar como você deixou o LNBF? Seria em 6hs?

Abs

Ok Danilo - Ficou na faixa de 6:30 Hs.

Mas o segredo está na elevação da antena - pra acertar diversos a pontaria.

Quando colocar entre o Amz 61.0W e Star One C1 em 65.0 W - Ajustar a elevação para entrar os 02 satélites e depois terá mais deles, nem todos Sad

Abraços. Very Happy

Danilo
Bauru - SP
br.gif
Mensagem: #12
31/03/2011, 09:26
Administrador

Danilo escreveu:
vitorvitoy escreveu:

Abraços

Abraços.

Abs

Quando colocar entre o Amz 61.0W e Star One C1 em 65.0 W - Ajustar a elevação para entrar os 02 satélites e depois terá mais deles, nem todos Sad

Abraços. Very Happy

Crispim, uma vez o Benni me recomendou deixar a antena apontada para 45ºW, desta forma teria uma boa chance de pegar quase todos os satélites. Nunca tive tempo para testar isso, e agora tbm me falta uma escada pra trepar no telhado. Um dia vou descer a antena e colocar no chão, como já fiz com outras duas antenas. Assim facilita ficar brincando. hehe

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #13
31/03/2011, 10:11
Administrador

Danilo escreveu:
Danilo escreveu:
vitorvitoy escreveu:

Abraços

Abraços.

Abs

Abraços. Very Happy

Crispim, uma vez o Benni me recomendou deixar a antena apontada para 45ºW, desta forma teria uma boa chance de pegar quase todos os satélites. Nunca tive tempo para testar isso, e agora tbm me falta uma escada pra trepar no telhado. Um dia vou descer a antena e colocar no chão, como já fiz com outras duas antenas. Assim facilita ficar brincando. hehe

Uma boa dica e vou em bréve arrumar um tempinho e testar em 45.0W conforme as dicas do Benni.
Porque em 61.0/65.0W o ajuste, deixa alguns satélites no vácuo. Very Happy

Valeu.

ABraços.

Danilo
Bauru - SP
br.gif
Mensagem: #14
31/03/2011, 11:49
Administrador

Francisco Crispim, sim, você está perdendo alguns graus, igual eu. hehe.

Em 45ºW, pelo que entendi, fica bem no meio da faixa de satélites aqui no Brasil, sendo assim, a antena poderá girar 45/50 graus para ambos os lados.

Em 65ºW vc colocando para ir para o Hispasat, por exemplo, fica faltando alguns graus na verdade, a antena gira só até um certo ponto.

Pelo menos foi o que eu entendi. No youtube tem alguns videos, mas todos latinos e sempre a recomendação é pra apontar pro Hispasat em 30ºW. Quando testar em 45ºW nos conte o resultado.

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #15
03/04/2011, 22:02
Administrador

CRISPIM escreveu:
CRISPIM escreveu:
Montei uma antena de 90 cm adaptada num Motor Hh da Telesystem e agora a configuração está em ajuste.

Abs,
CRISPIM

Já esta funcionando na antena de 90 cm. Lendo algumas dicas aqui do Forum e mais instruções do Manual, consegui diversos satélites da Banda Ku.
Alguns não entraram.
Ajustes e meu LnbF e' tradicional e pretendo futuramente um de baixo ruído.
Muito bom o sistema (Kit motor e antena de 80 cm da Telesystem foi cortesia do BSD /Benni para testes)
Valeu mesmo! Very Happy

Foto:

Antena 90 cm e Motor Telesystem.

Abraços
CRISPIM

Danilo, a luta continua... Very Happy

Estudando a elevação de cada satélite da Banda Ku mais importante, não se encaixa bem no cinturão.

Veja abaixo um levantamento que fiz.

Estou conseguindo atualmente os Satélites de 58.0 W a 65.0W (pouco)

Vou alterar o ponto Zero em outra posição. Atual em 59.0W

Quem tiver mais dicas, vamos comentar e acertar a pontaria no cinturão de satélites, este bem difícil...mas temos que tentar e conseguir todos.

Abraços.

Danilo
Bauru - SP
br.gif
Mensagem: #16
04/04/2011, 09:17
Administrador

Francisco Crispim, suas fotos são curiosas. Você trocou a antena da TeleSystem de 80cm pela da SKY de 60cm, é isto mesmo? Shocked

Sobre o gráfico, não compreendi bem. Seria os dados que você coloca no receptor para a antena se mover?

Aqui, para localizar o Amazonas, eu coloco - 2 dois graus, ou seja, para o Amazonas 59.1 W, no BSD fica 61.5 W. Já no StarOne C2, coloco 68 W e noto que a barra de intensidade do LNBF fica forte, mas o sinal não entra, acredito que é devido por causa da posição do LNBF, que está em 7 horas. Com a virada da antena, o LNBF acaba ficando mais ou menos em 8:30 / 9hs.

Estou fixando esse tópico que é muito bom pra gente aprender com os erros. Very Happy

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #17
04/04/2011, 10:27
Administrador

Danilo

- Adaptei no Motor Telesystem numa antena de 90 cm Banda Ku OffSet.
Ficou com ótimo rendimento.

- O gráfico mostra a elevação da antena que deveria estar ao passar pelo satélite apontado teoricamente.
Mas na prática não consigo.

O gráfico mosta a elevação da antena que deve estar ao ser apontado no satélite.

Vou instalar um Inclinômetro para ver a diferença real de elevação que requer para receber o sinal do satélite.
Na Banda Ku não tem como mover a antena na "elevação". Fica somente no arco programado.

- O ponto zero ficou em:
Longitute Local = 60.0W - e a busca exemplo Intelsat 9, Amz, BSD, C1 vai conforme os dados deles....58.0, 61.0, 63,0 e 65.0 W - nesta parte ficou bom.
Latitude Sul = S 27,00 - para mover na posiçao correto ao buscar os satélites no cinturão (leste/Oeste)

- Deixei o LNBF na posição de 6:00 Hs e tem bom rendimento, mesmo no Amz/BSD.

Abraços e novidades e ajustes, vamos comentando aqui.

Francisco Crispim

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #18
04/04/2011, 11:00
Administrador

Ajustado LNBF na posição 6:00 Hs. no "Zero" em 60.W.

Posição 60.0 W = 6:00 Hs. (LNBF)
Telstar 12 15.0 W = ele fica ica +/- em 5:30Hs.
Hispasat 30.0 W = 5:20 hs - Ideal 5:00 hs
Intelsat 11 43.0 W = 5:30 Hs
Amz61.0W/BSD 63.0 W = 6:00 Hs - Ok
Galaxy 28 89.0 W = 6:30 Hs.

Obs. Na referência Posição 60.0 W = 6:30 Hs. - Sky 11380 H 30000 - Canal do cliente - sinal 75%

Deixei Posição 60.0 W = 6:00 Hs. - sinal acima caiu para 70% de qualidade.

(depois acrescento outros aqui editando)

Abs.

Beto-Ipu
ipu - ce
Mensagem: #19
04/04/2011, 11:26

Pessoal vcs q sonham com uma rastreavel banda C, é possivel com esse motorzinho ai, tenho um amigo q adaptou cabecote e colocou uma antena de 2,10 nesse motor e ta pegando do B4 ao nss7. so que agora depois de 2 anos e meio ela queimou. (original do kit telesystem), recomendada para antena de 80cm KU. Eu to esperando voltar o estoque do Crispim de 1 motor DG-240 recomendada para uma antena KU de 1,40. vou montar uma rastreavel banda C nesse motor.

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #20
04/04/2011, 11:34
Administrador

Obrigado pelos comentários Beto-Ipu, legal.

Aconselho para Banda C usar um motor de maior potência e com outro tipo de cabeçote e adaptador.

Abraços.

Página 1 de 23 Pág. 1, 2, 3 ... 21, 22, 23  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

• Anuncie aqui
  • Anuncie aqui
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br