SatClube Fórum Patrocinado Por

Responder tópico
Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku
Você está no fórum Satélite
Pág. Anterior  1, 2, 3, 4 ... 22, 23, 24  Próximo

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #41
18/04/2011, 09:41
Administrador

DANILO CÉSAR GERBER escreveu:
Boa semana à todos,
Eu levei algum tempo para descobrir como fazer a antena rastrear todos os satélites, não foi fácil, até encontrar este site que sitei anteriormente, aí ficou mais fácil e então ainda com muito trabalho e estudo, levei mais de mês para conseguir instalar a antena, porque você seguindo todas as orientações vai dar certo, esta direção da frente da abraçadeira é muito importante, sem esta direção a antena não vai fazer o giro direto no cinturão, a elevação da antena, o azimute e a inclinação diagonal, esta também é fundamental, porque a antena tem que fazer um giro perpendicular fazendo com que o LNBF gire também, e não vá de leste a oeste numa linha reta.
É difícil explicar com escritas.
Abraço.
Danilo

Mais um Danilo aqui na jogada...e ajuda Very Happy

Olhei o site por você indicado, porém, serve para uma Antena Universal e o conjunto Focal Point e braço atuador.

No caso da Antena OffSet, ser um giro somente do Motor no azimute "X", provável que o programa indicado não irá servir aos nossos propósitos.

Vamos analizar, mas ví que os recursos deles tem pra outro conjunto de Motor Satelital.

Abraços.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #42
18/04/2011, 15:03
Colaborador Canais

Francisco Crispim escreveu:
Danilo escreveu:
Francisco Crispim, entendi agora. Eu que tava meio dormindo ainda aquela hora quando respondi.

Minha antena está bem fora do seu ajuste. Vou já descer ela do telhado e pregar no chão com as demais pra facilitar os ajustes. Você já está conseguindo muitos satélites. Parabéns. Very Happy

Fui verificar agora no receptor os dados corretos, aqui está assim.

BSD - Sem bi-apontamento
Longitude 61.0 W
latitude 27.0 Sul

Amazonas - Sem bi-apontamento
Longitude 63.0 W
Latitude 27.0 Sul

LNBF ajustado em 7hs (já tava assim, ainda não mexi na antena). Motor cravado no ponto zero da marcação.

Como pode ver, tem uma diferença de 2 pontos pra posição correta do satélite. Por enquanto, só esses dois mesmo. Té bem cegueta minha antena. hehe

Vejo que nosso ponto de referência (zero) ficou muito parecido.
E isto mesmo garoto.

O ponto zero em nosso cinturão/Brasil é para a antena girar de Leste e oeste, vice-e-versa, deve ficar +/- nesta posição de 60.0 W mesmo e conseguir abranger todos os satélites que estão no Chat do BSD.

Porque se colocar em 35.0 W (como alguns cátedra ensinam e deve ser para quem mora lá na Europa ou USA e traduziram)não vai chegar nem no Galaxy 28 em 89.0W.

Valeu e abraços.

Na minha opinião o ponto zero deve ser o satélite mais alto e mais ao norte conforme sua localização. No meu caso é o 45ºW Intelsat14, para o qual devemos apontar a antena, após ajuste do ângulo de inclinação do suporte, e deixar o LNBF exatamente na vertical (6:00hs). À partir deste ponto, sempre que a antena girar para a direita (menos de 45°W) ou ou para a esquerda (mais de 45°W) o lnbf se inclina automaticamente fazendo a correção necessária. Desde que o ângulo de inclinação do suporte esteja correto (no meu caso 22,5°, no sul de Minas Gerais) a antena vai percorrer todo o cinturão de clark sem perder o alinhamento.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #43
18/04/2011, 15:19
Colaborador Canais

Eu já montei uma base reastreável para antenas offset ku (sem o motor) e experimentei na prática esta questão do ponto de referência. O maior problema de se ajustar a rastreável offset no 45°W, prá mim, é que lá não tem ku. Então dá prá tentar no 43°W que inclusive é um dos ku's mais fortes e fáceis de se achar.
Mais tarde, ao invés de motorizar minha rastreável para ku, decidí que iria optar por uma antena um pouco maior. Não tão grande quanto as rastreáveis teladas, mas o suficiente para ter todas as bandas (focal-point de 1m5 de chapa) usando o básico. Foi até mais fácil montar e ajustar uma destas do que ajustar uma pequena offset/ku comercial. Hoje já tenho duas destas funcionando. Pena que não se encontra kits prá isto no comércio, então só se tem como opção as rastreáveis offset (só ku) ou os kits rastreáveis para antenas grandes (teladas ou chapa) mais caras, a menos que se tenha muita paciência e tempo para montagens caseiras e adaptações.

DANILO CÉSAR GERBER
TAIÓ - SC
br.gif
Mensagem: #44
18/04/2011, 15:43

Olá Francisco Crispim,
No momento não posso enviar foto pois meu bluetooth não está funcionando, Crying or Very sad e com relação ao ponto zero, é o horário em que o sol está a PINO e isso faz com que cada região seja diferente aqui em Taió SC é às Hrs.13 e pouco. vocês pondo a abraçadeira no ponto correto, depois é fazer os ajustes de azimute para algum satélite banda Ku próximo e ajustar a elevação e a inclinação, notar que a inclinação da direita fica mais inclinada que a da esquerda ou vice-versa, não mexer mais na abraçadeira, depois dirigir a antena automaticamente para outro satélite e fazer mais um ajuste fino na elevação e inclinação, e assim por diante fazer ajuste fino em todos os satélites banda Ku.
É mais alguma dica, não é fácil como ja citei mas isso faz com que aprendemos mais e nos capacitamos e passamos o tempo trabalhando como se estivéssemos brincando.
Abraço,
qualquer coisa que eu puder ajudar, estou a disposição.
Danilo CG

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #45
18/04/2011, 15:58
Colaborador Canais

Olá Francisco Crispim,
No momento não posso enviar foto pois meu bluetooth não está funcionando, Crying or Very sad e com relação ao ponto zero, é o horário em que o sol está a PINO e isso faz com que cada região seja diferente aqui em Taió SC é às Hrs.13 e pouco. vocês pondo a abraçadeira no ponto correto, depois é fazer os ajustes de azimute para algum satélite banda Ku próximo e ajustar a elevação e a inclinação, notar que a inclinação da direita fica mais inclinada que a da esquerda ou vice-versa, não mexer mais na abraçadeira, depois dirigir a antena automaticamente para outro satélite e fazer mais um ajuste fino na elevação e inclinação, e assim por diante fazer ajuste fino em todos os satélites banda Ku.
É mais alguma dica, não é fácil como ja citei mas isso faz com que aprendemos mais e nos capacitamos e passamos o tempo trabalhando como se estivéssemos brincando.
Abraço,
qualquer coisa que eu puder ajudar, estou a disposição.
Danilo CG

Concordo plenamente com o amigo. Fazendo isto o alinhamento será com o norte verdadeiro, o que dá maior precisão ao ajuste do que simplesmente usar o satélite mais alto ( mais ao norte), como eu disse anteriormente. Qdo citei o exemplo sobre o satélite mais ao norte, é prá mostrar que o satélite não importa, ao contrário de alguns que dizem que tem que ser pelo BSD ou pelo Amazonas, mas a referência ao norte verdadeiro é que manda, juntamente com a inclinação correta do eixo do motor. Depois disso é só ajuste fino (no prato) e também não precisa mexer no LNBF, que deve ficar exatamente na vertical quando a antena está apontada para o norte.

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #46
22/04/2011, 21:04
Administrador

Coloquei um Inclinometro no centro da antena 90 cm para verificar sua rota e relatar a elevação do arco Satelital.
Tem alteração no ponto Y (elevação ) ao percorrer o ponto X (azimute).
Estou estudando e voltar com calculo inicial na braçadeira para seguir com as dicas dos amigos acima.

Veja abaixo como fica o arco a ser ajustado:

Telstar 12 - 15.0W - 61.0 elevação no teste.
 Ideal 41 graus

Amz Ku - 61.0W - 54 elevação no teste.
Ideal de 55.7 graus

Satmex 5 - 116.8 - 56.0 de elevação o teste. 
Ideal 10.0 graus

Estou com Satelites de 58.0W a 65.W 

Abraços

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

DANILO CÉSAR GERBER
TAIÓ - SC
br.gif
Mensagem: #47
22/04/2011, 22:20

Boa Noite amigos, é, como já sitei, é muito difícil. Iniciei trabalhando com parabólica em 2004, ainda neste ano comprei a antena rastreável Focal de metal 1,50m, e comecei a estudar como fazer para visar os satélites, até encontrar o site que lhes indiquei anteriormente, mas mesmo assim ainda até entender todos os detalhes foi muito trabalhoso pois acabara de iniciar nesta profissão, levei mais de 3 mêses para ajustar a antena, é claro que não era todo dia que eu tinha tempo, mas assim eu iniciei nesta profissão.
Vão tentando e regulando que assim vocês irão abraçar todos os satélites.
Um grande abraço a todos e FELIZ PÁSCOADanilo César Gerber

Até qualquer hora ou Dúvida

Danilo
Bauru - SP
br.gif
Mensagem: #48
23/04/2011, 08:47
Administrador

É muito complicado mesmo, DANILO CÉSAR GERBER. Esta semana fiz novo teste no IntelSat 11 com o LNBF na vertical, em comparação com a antena de 60cm, o sinal fica muito fraco.

Na antena de 60cm nesse mesmo satélite, baseando-se pelo próprio receptor da SKY que tem um BIP bacana quando entra o sinal, chego conseguir cravado 80% de taxa (equivalente a qualidade de sinal nos demais receptores). Para isto, o LNBF fica exatamente em 6h30. Como pode ver, sinal muito bom.

Já com a antena da Telesystem de 80cm, deixando o LNBF na mesma posição, não chego nem perto de 80% de taxa, no máximo 35% ou 40% no pico. Quando ajusto o LNBF para 6hs ou na vertical, como você diz, a taxa cai para 20%, muito baixo.

Paulo Nobre
Sumaré - SP
br.gif
Mensagem: #49
23/04/2011, 09:58

Danilo César Gerber,se voçê estiver tentando apenas Ku,conseguirar e ficará perfeito,mas, se tentar em banda C até consegue parte dos satelites mas,terá algumas perdas pois o tamanho da antena é pequeno pra uso de rastreável principalmente em sinal S2.

DANILO CÉSAR GERBER
TAIÓ - SC
br.gif
Mensagem: #50
23/04/2011, 22:55

Prezado Amigo Paulo Nobre,
Eu já tenho instalado antena rastreável, ela é fechada Focalpoint de 1,50m e com 1 LNBF conjugado banda C+Ku, ligada num receptor S900HD e tem ao alcance os satélites desde o NSS7, Hispasat, Star One C12, Nss806, Intelsat 11, Intelsat 1R, Intelsat 805, Intelsat 9, Amazonas, Estrela do sul, Star One c1, Star One C2, Venesat, B4 entre outros até satmex6 bandas C e Ku. O comando da antena rastreável e feito por um MotoSAT Motorization System NP-302 com controle remoto ligado a 1 braço atuador. Tenho um receptor VT4000A e um S2200Plus ligados numa antena fixa telada de 1,80m LNBF banda C Multiponto.
Abraços,
Danilo César Gerber

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #51
24/04/2011, 08:54
Colaborador Canais

Eu já tenho instalado antena rastreável, ela é fechada Focalpoint de 1,50m e com 1 LNBF conjugado banda C+Ku, ligada num receptor S900HD e tem ao alcance os satélites desde o NSS7, Hispasat, Star One C12, Nss806, Intelsat 11, Intelsat 1R, Intelsat 805, Intelsat 9, Amazonas, Estrela do sul, Star One c1, Star One C2, Venesat, B4 entre outros até satmex6 bandas C e Ku. O comando da antena rastreável e feito por um MotoSAT Motorization System NP-302 com controle remoto ligado a 1 braço atuador. Tenho um receptor VT4000A e um S2200Plus ligados numa antena fixa telada de 1,80m LNBF banda C Multiponto.
Abraços,
Danilo César Gerber

Olá Danilo, como vc configurou sua rastreável no S900? Ela está como "antena móvel" ou como "antena fixa"? Pergunto isto porque quando a gente configura como antena móvel a chave diseq que possibilita trocar de banda fica desabilitada, a menos que vc utilize um firmware que possibilite isto. Esta é minha dúvida, ou seja, vc usa a configuração "antena móvel" (totalmente automática) junto com a chave diseq?

Paulo Nobre
Sumaré - SP
br.gif
Mensagem: #52
24/04/2011, 10:23

Abraços,
Danilo César Gerber

Olá Danilo, como vc configurou sua rastreável no S900? Ela está como "antena móvel" ou como "antena fixa"? Pergunto isto porque quando a gente configura como antena móvel a chave diseq que possibilita trocar de banda fica desabilitada, a menos que vc utilize um firmware que possibilite isto. Esta é minha dúvida, ou seja, vc usa a configuração "antena móvel" (totalmente automática) junto com a chave diseq?

DANILO CÉSAR GERBER
TAIÓ - SC
br.gif
Mensagem: #53
24/04/2011, 11:58

Bom dia à todos,
O S900 está como antena fixa e eu uso um controlador separado que é o: (O comando da antena rastreável e feito por um MotoSAT Motorization System NP-302 com controle remoto ligado a 1 braço atuador). quando eu quero trocar de satélite au aciono a antena por meio dele por controle remoto, este MotoSAT é um Digital DiseqC Box.
Danilo César Gerber

DANILO CÉSAR GERBER
TAIÓ - SC
br.gif
Mensagem: #54
24/04/2011, 12:49

estou tentando enviar fotos
[img][/img][img][/img][img][/img][img][/img][img][/img][img][/img]
Danilo César Gerber

DANILO CÉSAR GERBER
TAIÓ - SC
br.gif
Mensagem: #55
24/04/2011, 12:53

Oi, preciso de ajuda, estou tentando enviar foto mas acho que fiz errado, não sei como fazer.
Obrigado,
Danilo César Gerber

DANILO CÉSAR GERBER
TAIÓ - SC
br.gif
Mensagem: #56
24/04/2011, 13:17

Não consigo enviar foto

DANILO CÉSAR GERBER
TAIÓ - SC
br.gif
Mensagem: #57
24/04/2011, 16:17

[img][img][/img][/img]

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #58
24/04/2011, 19:25
Colaborador Canais

Bom dia à todos,
O S900 está como antena fixa e eu uso um controlador separado que é o: (O comando da antena rastreável e feito por um MotoSAT Motorization System NP-302 com controle remoto ligado a 1 braço atuador). quando eu quero trocar de satélite au aciono a antena por meio dele por controle remoto, este MotoSAT é um Digital DiseqC Box.
Danilo César Gerber

Ok Danilo, então estamos fazendo igual. A antena fica configurada como fixa, com acesso às chaves diseq, e ao mudar de canal para satélite diferente enviamos o comando à controladora Motosat (via controle remoto do receptor) para encontrar o satélite correspondente. Vou tentar colocar a imagem de uma das rastreáveis que tenho, por ocasião do teste com LNBF circular com tubo alongador totalmente virada para o leste (NSS7).

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #59
24/04/2011, 19:33
Colaborador Canais

Nesta outra imagem antena está quase totalmente virada para o oeste (B4). Estou usando servidor de imagens externo, pois o mecanismo para salvar imagem no próprio site BSD não está funcionando.Ele salva a imagem mas não nos devolve o endereço (link) para postagem. Tentem um servidor de imagens externo, pois o do site realmente não está funcionando, ou tem algum problema temporário, pois eu também não conseguí por ele.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #60
24/04/2011, 21:58
Colaborador Canais

Só para justificar possível desencontro de informação, apesar do tópico citar como tema principal "rasteável em banda ku", coloquei imagens relacionadas à rastreável que funciona em outras bandas (a foto mostra imagens de LNBF banda C linear e circular, além de ku) pelo fato de serem citadas anteriormente no mesmo tópico, e também por imaginar que possam ser úteis aos frequentadores do fórum, já que não se encontra com facilidade imagens de antenas rastreáveis ku do tipo "mista" ou do tipo focal-point fechada compacta (1,5m) em banda C e ku.

Página 3 de 24 Pág. Anterior  1, 2, 3, 4 ... 22, 23, 24  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

• Anuncie aqui
  • Anuncie aqui
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br