f Portal BSD: Satélite - TV Digital - IPTV - 3DTV - Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku

Você está no fórum Satélite

Responder tópico
Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku
Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 14, 15, 16 ... 28, 29, 30  Próximo

gudinha
Oliveira - MG
br.gif
Mensagem: #281
20/12/2015, 10:11

Muito bem esclarecido e dúvida sanada.
Vou colocar em pratica e, posteriormente, voltarei ao assunto.
Muito obrigado.
Feliz Natal a todos!!!

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

scolanzi
Ourinhos - São Paulo
br.gif
Mensagem: #282
31/12/2015, 13:15

andredobry escreveu:
Mês que vem iniciarei a montagem da minha rastreável. Como tenho conhecimento e 'espírito aventureiro', vou montar todo o sistema, incluindo o Sat Tracker (motosat).

Eu encontrei um sistema em um site tcheco, que controla a antena pelos protocolos Diseqc 1.2 e V-SEC. É disponibilizado até o firmware para ser gravado no microcontrolador. Se alguém tiver interesse, vou traduzir e postar aqui.

Pretendo montar também o braço atuador e fazer um sistema mais rápido, mas aí pinta mais uma dúvida que eu creio que o J. Roger deve saber responder:

Como se comporta o sistema (elétricamente e mecanicamente quando o braço chega no fim do curso?? O sistema de pulsos eu entendi, mas essa parte dos limites eu não consigo encontrar nenhuma informação, até porque só vão dois fios pra o motosat.

Quando eu começar a montar registrarei os passos aqui, caso haja outros corajosos. Laughing

Abraços!

Voce ainda tem esse projeto tcheco? Está postado por aqui?

scolanzi
Ourinhos - São Paulo
br.gif
Mensagem: #283
07/01/2016, 08:30

Ja consegui o projeto do site theco e estou começando a confeccionar as placas de circuito impresso.

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #284
07/01/2016, 10:51

bom dia scolanzi gostaria muito deste projeto pois meu motorsat queimou o pic e a antena esta parada

scolanzi
Ourinhos - São Paulo
br.gif
Mensagem: #285
07/01/2016, 11:19

merladetti escreveu:
bom dia scolanzi gostaria muito deste projeto pois meu motorsat queimou o pic e a antena esta parada

Entra nesse site http://www.holman.cz/hg/ . Lá tem dois projetos, um chamado diseqc 1.2 que é o mais simples e outro denominado diseqc XT que é mais elaborado já com display de lcd.

jheronnymo
presidente olegario - minas gerais
br.gif
Mensagem: #286
09/01/2016, 20:01

Estou executando a construção de uma ASR de 2,85 rastreável eu mesmo confeccionei o cabeçote amanha creio eu já vou partir para o apontamento foi uma pena ela não conseguir elevaçao inferior a 25°

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #287
09/01/2016, 20:01

satisfaçao total

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #288
09/01/2016, 20:41
Colaborador Canais

jheronnymo escreveu:
Estou executando a construção de uma ASR de 2,85 rastreável eu mesmo confeccionei o cabeçote amanha creio eu já vou partir para o apontamento foi uma pena ela não conseguir elevaçao inferior a 25°

Parabéns amigo, mas não se lamente por não atingir um grau de perfeição agora(referente elevação inferior à 25°), principalmente se for sua primeira montagem, mas concentre-se nos pontos positivos conseguidos.

Gostei bastante da solução encontrada para criar o "eixo polar" nesta sua montagem, utilizando, pelo que me pareceu na foto, de roldanas usadas em portões de correr e barra-roscada, que são materiais fáceis de serem encontrados.

Se me permite algum comentário a mais, gostaria de entender o que na foto ainda não ficou muito claro prá mim. Não sei se é pela posição da câmera ou pelo ângulo em que a foto foi tirada, mas fiquei na dúvida sobre o tamanho das duas peças em forma de "T" (marcadas em amarelo na edição que fiz na sua foto) que acoplam a parte inferior da antena(chapa das longarinas) ao eixo polar. Elas são do mesmo tamanho?

Obs: ao marcar as peças que me refiro, editei a foto para facilitar a visualização, tentando colocar a vertical da foto alinhada com o mastro.

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #289
09/01/2016, 21:26

sim sao do mesmo tamanho elas sao da propria ASR aparentam em tamanho diferente pelo angulo da foto, essa parte de baixo é de uma century de 2,35 antiga e resistente

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #290
09/01/2016, 21:33

J. Roger
Nao consegui decifrar aquela tabela que vc postou anteriormente moro em Presidente Olegario MG qual seria a elevaçao aqui pra mim? Isso no marco 0 da minha rastreavel

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #291
09/01/2016, 21:35

Essa

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #292
09/01/2016, 22:46
Colaborador Canais

jheronnymo escreveu:
sim sao do mesmo tamanho elas sao da propria ASR aparentam em tamanho diferente pelo angulo da foto, essa parte de baixo é de uma century de 2,35 antiga e resistente

OK. Então tenho uma observação importante a fazer, mas vou lhe enviar por MP.

jheronnymo escreveu:
J. Roger
Nao consegui decifrar aquela tabela que vc postou anteriormente moro em Presidente Olegario MG qual seria a elevaçao aqui pra mim? Isso no marco 0 da minha rastreavel

Quanto à tabela mostrada acima, ela relaciona a latitude com o ângulo de elevação do eixo polar (ANG.Y), e também o ângulo de offset (ANG.X) para ajuste da antena. Na imagem que vc postou foi a minha referência para o nosso conterrâneo "Gudinha" da cidade de Oliveira/MG.
Para a cidade de Presidente Olegário, os valores serão diferentes; pela pesquisa no Google Earth, a latitude média aproximada na sua cidade é 18,25°S e este valor não consta na tabela que traz os graus de 0,5° em 0,5° , porisso marquei duas posições (18,0° e 18,5°) que correspondem à 18,42° e 18,93° respectivamente. Então pela média, podemos concluir que o valor recomendado será aproximadamente 18,67°, e minha sugestão é que este valor seja arredondado para 18,5°.

Resumindo, a elevação do seu eixo polar(aquela linha vermelha que editei na foto anterior) deverá ser de 18,5° com relação à horizontal, mas tenha em mente que este ângulo é em relação à horizontal, e fixo, portanto não está relacionado "ao marco zero" como vc citou acima, ou seja, ele é 18,5° fixos, independente do seu azimute ou marco zero.
Mas ainda existe um outro ângulo, que também não depende do azimute ou "marco zero", mas que consta na tabela como "ANG.X" (2,7°graus) que é a diferença de alinhamento entre a base da antena e o eixo polar.
Na prática, este segundo ângulo pode ser encontrado automaticamente durante os ajustes finos pelo melhor sinal no satélite de referência, DESDE QUE O "ANG.Y" (elevação do eixo polar) JÁ TENHA SIDO CORRETAMENTE AJUSTADO PREVIAMENTE.

No seu projeto eu visualizei apenas o ponto de ajuste do "ANG.Y" (parafuso para ajuste de elevação do eixo polar) mas não visualizei o ponto de ajuste do "ANG.X" que deve ficar localizado entre o eixo polar e o disco base(disco das longarinas) da antena.
Este ângulo de offset (ANG.X) significa na prática, que a antena terá uma inclinação levemente diferente da inclinação do eixo polar, com diferença pequena(2,7°) mas necessário para que o movimento da antena pelo arco formado pelo cinturão de Clark se mantenha alinhado de ponta-a-ponta. Sem ele, vc até consegue algum ajuste com sinal nos satélites altos, porém, apenas no centro do arco (próximo do marco zero), mas durante o rastreamento sai fora do alinhamento ao deslocar mais para os extremos leste ou oeste, perdendo os satélites mais longes do centro do arco.

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #293
09/01/2016, 23:08

Entendi mas como é só 2,7° posso corrigir apenas com um calço ou coisa do tipo

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #294
09/01/2016, 23:21
Colaborador Canais

jheronnymo escreveu:
Entendi mas como é só 2,7° posso corrigir apenas com um calço ou coisa do tipo

Sim, é mais trabalhoso do que se usar parafusos de ajuste contínuo, mas dá para corrigir sim.

scolanzi
Ourinhos - São Paulo
br.gif
Mensagem: #295
10/01/2016, 09:34

jheronnymo, que braço atuador voce está usando?

scolanzi
Ourinhos - São Paulo
br.gif
Mensagem: #296
10/01/2016, 09:35

jheronnymo, que braço atuador voce está usando?

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #297
10/01/2016, 09:41

na verdade eu ainda nao comprei ele, inicio de ano é apertado para todo mundo, estou pensando em comprar um de 24 polegadas no inicio de fevereiro

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #298
10/01/2016, 09:43

na verdade eu ainda nao comprei ele, inicio de ano é apertado para todo mundo, estou pensando em comprar um de 24 polegadas no inicio de fevereiro

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #299
16/01/2016, 20:51

Olá amigos, hoje a tarde terminei parte da minha instalação, consegui excelentes resultados na banda C linear e circular já ku o resultado foi péssimo usei um lnb hibrido, alguma sugestão? Como vcs colocaram o lnb para frequências KU? Uso essa ASR de 2,85 das fotos acima um braço atuador de 24 polegadas e um controlador VboxII.

Jeronimo R. Afonso MG

jheronnymo
br.gif
Mensagem: #300
16/01/2016, 20:54

Desde já meus agradecimentos a J. Roger pelo auxilio por e-mail que foi de grande importância para a conclusão de minha montagem.

Página 15 de 30 Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 14, 15, 16 ... 28, 29, 30  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • VCFAZ
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br