f Portal BSD: Satélite - TV Digital - IPTV - 3DTV - Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku

Você está no fórum Satélite

Responder tópico
Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku
Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 13, 14, 15 ... 28, 29, 30  Próximo

vieralx
cabo frio - rio de janeiro
br.gif
Mensagem: #261
17/10/2015, 23:58

ola achei espetacular , mas tenho apenas uma duvida:como funciona o ajuste do lnbf a cada troca de posiçao ?por exemplo do c1 para o c3 a posiçao do lnbf e diferente.outra pergunta o mesmo LNBF serve para captar sinais de satelites com transmissao linear e circular

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

Genario Antunes
-
Mensagem: #262
18/10/2015, 06:04
Visitante

vieralx escreveu:
ola achei espetacular , mas tenho apenas uma duvida:como funciona o ajuste do lnbf a cada troca de posiçao ?por exemplo do c1 para o c3 a posiçao do lnbf e diferente.outra pergunta o mesmo LNBF serve para captar sinais de satelites com transmissao linear e circular

Caro

Muito simples. Como a antena é montada sobre uma base, chamada polar, esta não é como os nosso postes de sustentação, que ficam no prumo, e sim, com a inclinação própria para cada região. Assim, ao ser acionada ela não se movimenta de forma linear, acompanhando a linha do horizonte, mas, sim, acompanhando a linha imaginária do equador, e a cada passo, automaticamente, ela vai girando, virando e o lnbf acompanha o conjunto e fica sempre na posição ideal.

Para vc entender de maneira simples o funcionamento,. instale uma antena banda ku num poste fora de prumo e gire-a suavemente e observe o lnbf.

Responder com citação

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #263
18/10/2015, 08:09

Nesse caso, só a profundidade do LNB não pode ser alterada ? Recentemente um amigo aqui perto instralou uma Embrasat 2,60m, que devido ao peso e tamanho, nem eu e ele iriamos conseguir(turma os 60 de idade) - a base instalamos, junto com um pedreiro. Agora o conjunto
foi colocado ( e montado) por três funcionários da Embratel (Embratel mesmo) que ele arranjou com um amigo da direção da empresa.E ele disse (eu não pude estar no dia) que os três fizeram um bom esforço para levantar e posicionar o conjunto no Is 21 C. Agora, imagino que tipo de equipamento serviria para movimentar um peso pesado desses e o custo !

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #264
29/10/2015, 19:32
Colaborador Canais

Antena focal-point fechada de 2,2m (fibra) sendo transformada em antena rastreável para bandas C,Ku e Ccircular. Primeiros testes efetuados com sucesso:

Clique PLAY para assistir ao vídeo

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #265
29/10/2015, 21:14

Boa noite J.Roger, essa sua antena de 2,20 fibra que está em testes pra rastreavel, é de banda C linerar e circular ao mesmo tempo ?? Se for seria legal mais detalhes, já que esse tipo de antena fibra costuma não ser de bengala mas tripé e se seria além banda C ambos também KU. Agradeço se tiver mais detalhes dessa antena rastreavel em testes.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #266
29/10/2015, 22:40
Colaborador Canais

IgorSl escreveu:
Boa noite J.Roger, essa sua antena de 2,20 fibra que está em testes pra rastreavel, é de banda C linerar e circular ao mesmo tempo ?? Se for seria legal mais detalhes, já que esse tipo de antena fibra costuma não ser de bengala mas tripé e se seria além banda C ambos também KU. Agradeço se tiver mais detalhes dessa antena rastreavel em testes.

Boa noite Ígor,
eu já tenho uma rastreável(chapa 1,8m e tripé, que é aquela que aparece na imagem animada do meu perfil) funcionando nas 3 bandas (C_linear, Ccircular e Ku) e com 3 LNBFs distintos.
Nos testes que estou fazendo agora, ainda não cheguei na parte dos LNBFs, porque antes estou verificando a viabilidade da adaptação após retirar as duas longarinas inferiores da antena, pois a grande dificuldade neste modelo de antena, que normalmente inviabiliza sua instalação sobre um cabeçote polar comum, são as longarinas (aquelas varetas tubulares) de reforço que estabiliza as pétalas conectando-as na parte inferior do tubo central. Normalmente elas impedem o movimento angular da rastreável porque as longarinas batem no mastro ou no cabeçote durante o movimento, limitando-o num espaço muito restrito.
Então a prioridade, no momento, é testar um tipo de base polar modificada que permita a sua instalação retirando as duas longarinas inferiores, sem comprometer a estabilidade da antena. Se tudo der certo, sem afetar a estabilidade da antena e evitando empenamento, então eu passo para a próxima fase, que será testar os demais LNBFs (C_circular e Ku) , mas por enquanto, os testes estão sendo feitos só com LNBF C_linear mesmo, monitorando se não há perdas de rendimento após os ajustes e após várias movimentações. Por enquanto, o rendimento após a adaptação está praticamente idêntico de antes da modificação, tendo sido feito testes nos satélites mais fracos como IS1_C e IS34, que tem vários sinais fracos para servir de referência.
O fato de ser de tripé não chega a ser um problema, porque a outra que tenho (1,80m/chapa com 3 LNBFs) também usa tripé e mesmo assim foi possível adaptar os LNBFs sem grandes dificuldades... é só escolher a posição das varetas de modo a não ficar no alinhamento dos LNBFs, semelhante ao que se faz qdo instalamos caronas com tripé. Não me lembro se cheguei a publicar fotos do disco escalar dela com os 3 LNBFs alinhados, mas se desejar posso fazê-lo se for-lhe útil.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #267
09/11/2015, 08:47
Colaborador Canais

Antena de fibra de 220cm modificada para funcionar como rastreável, sai do local dos testes iniciais, no chão, e vai para o local de testes definitivo, onde passa a ter visada para todos os satélites de 10°E até 117°W.

Clique PLAY para assistir ao vídeo

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #268
14/11/2015, 22:23

boa noite hoje comprei uma antena santa rita de 5 metros por 200 reais que ia para o ferro velho para retirar partes para minha outra que esta no momento desmontada e veio um alimentador que eu acho q e profissional vou enviar fotos do lnb mais para montar a antena tenho que comprar um braço atuador de 36 polegadas para ela e terminar a minha laje para colocar ela no lugar da fini de 3.60 metros

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #269
15/11/2015, 10:14
Administrador

Parabéns J. Roger- ótimo trabalho fez com a antena de fibra e motorizou.

merladetti - Um LNB da California Amplifier (USA) para uso na Banda C.

Ótima antena de 5,00 m e depois de montada poste a foto dela.

Abraços

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

Benni BSD
Jundiaí - SP
Mensagem: #270
15/11/2015, 14:14
Administrador

Muito legal merladetti. Parabéns pela aquisição!

Dois anos atrás comprei 5 motores de 36" da Super Jack e agora vou pedir pra um colega importador mais uns 3 motores da Super Jack 3636 pra antenas pesadas. Depois te passo o valor e se interessar podemos fazer negócio!

Marcos Bernardini (BENNI)
Portal BSD

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #271
15/11/2015, 21:13

boa noite marcos bernardini claro que interessa pois sempre foi meu sonho ver esta gigante funcionando pois na minha cidade não tem nada destas antenas só o que eu garimpo com sorte antes de ir para o ferro velho muito obrigado pela a ajuda

Visitante
-
Mensagem: #272
16/11/2015, 10:17

Eu tenho uma santa rita de 5 metros esta toda desmontada e embalada estou para montar ela na roça mas ainda não me sobrou tempo para dedicar a essa montagem e tambem tenho uma antena de fibra de 3 metros para banda ku era usada na EMPRESA São Paulo Alpargatas hoje chama se LOCOMOTIVA aqui em pouso alegre o problema e que essa de fibra e muito grande pois e numa unica peça tive que buscar em um caminhão e a base e de 5 polegadas so os parafusos para fixar ela na base de concreto e com porca 32mm kkkkkkkkkk minha esposa ja mandou eu dar fim nessas antenas mas eu tenho curiosidade em montar e ver seu funcionamento kkk mas como somos escravos do tempo fica dificil mas quando eu resolver parar quem sabe eu use esse tempo para montar as meninas vou tirar uma foto e postar aqui no portal

Responder com citação

Visitante
-
Mensagem: #273
16/11/2015, 10:22

Sobre o LNB california eu tenho aqui uns mas não e LNB e sim LNA anterior aos LNB para maiores detalhes acessem o link e vejam como funciona estes AMPLIFICADORES DE BAIXO RUIDO

http://www.getulio.eng.br/meusalunos/comespaciais/ApostilaAntenaParabolica.pdf

Responder com citação

jbrocha
Goiânia - Goiás
Mensagem: #274
29/11/2015, 19:35

Amigos, é possível ligar uma antena rastreável numa chave diseqc 16x1 da Centauri? Obrigado.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #275
29/11/2015, 19:51
Colaborador Canais

jbrocha escreveu:
Amigos, é possível ligar uma antena rastreável numa chave diseqc 16x1 da Centauri? Obrigado.

Depende da rastreável: se for uma rastreável ku com motor HH, a energia que alimenta o motor vem pelo cabo, direto do receptor, então neste caso não se recomenda passar pela diseq, pois a corrente do motor pode atingir cerca de 250 a 300mA, e algumas chaves diseq podem ser danificadas com este nível de corrente.
Mas se for uma rastreável banda C, com fonte própria para alimentar o motor(motosat ou tracker como são chamadas), então seu[s] LNBF[s] pode ser ligada[os] numa Centauri 16X1 ou em qualquer outra chave diseq sem maiores problemas, pois a corrente do motor não vai atravessar a chave, mas apenas a corrente de alimentação do LNBF é que vai passar pela diseq, o que é perfeitamente normal.

Rogério Sousa
São José da Lagoa Tapada - Paraíba
br.gif
Mensagem: #276
29/11/2015, 19:55

Próximo daqui de casa tem uma antena rastrevel de Fribra com +- 3.00 Metro ela servia pra repitir o sinal para o terrestre analógico. Hoje ela está abandonada e nem tem transmissão terrestre

jheronnymo
presidente olegario - minas gerais
br.gif
Mensagem: #277
30/11/2015, 22:17

Eu na expectativa de ter minha primeira rastreável adquiri meu primeiro motor para antenas offset instalei belezinha o problema é que ela vai pra posição do comando quando quer, ela da o estalinho do relé mas não gira, alguém aqui enfrentou esse problema com o motor HH? Quando ela quer é uma maravilha pega de 8w até 89w mas infelizmente tem esse inconveniente.

jbrocha
Goiânia - Goiás
Mensagem: #278
01/12/2015, 07:15

J. Roger escreveu:
jbrocha escreveu:

Depende da rastreável: se for uma rastreável ku com motor HH, a energia que alimenta o motor vem pelo cabo, direto do receptor, então neste caso não se recomenda passar pela diseq, pois a corrente do motor pode atingir cerca de 250 a 300mA, e algumas chaves diseq podem ser danificadas com este nível de corrente.
Mas se for uma rastreável banda C, com fonte própria para alimentar o motor(motosat ou tracker como são chamadas), então seu[s] LNBF[s] pode ser ligada[os] numa Centauri 16X1 ou em qualquer outra chave diseq sem maiores problemas, pois a corrente do motor não vai atravessar a chave, mas apenas a corrente de alimentação do LNBF é que vai passar pela diseq, o que é perfeitamente normal.
Obrigado. Havia esquecido de mencionar é banda C com o motor próprio para alimentar.

gudinha
Oliveira - MG
br.gif
Mensagem: #279
19/12/2015, 11:36

Olá a todos.
Para esclarecer minha única duvida, pergunto ao JRoger, e demais colegas, se o precedimento para assentar a base polar banda C, é o mesmo que se usa para a banda ku? Inclusive daquele Ku que gira sobre o proprio poste de sustentação.
Estou me referindo a Azimute e inclinação de minha cidade.
Para que me entendam melhor postarei o desenho abaixo:

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #280
19/12/2015, 12:51
Colaborador Canais

gudinha escreveu:
Olá a todos.
Para esclarecer minha única duvida, pergunto ao JRoger, e demais colegas, se o precedimento para assentar a base polar banda C, é o mesmo que se usa para a banda ku? Inclusive daquele Ku que gira sobre o proprio poste de sustentação.
Estou me referindo a Azimute e inclinação de minha cidade.

Olá amigo "gudinha",

sim, os dois ajustes principais de qualquer antena rastreável (quer seja ku ou banda C) e que devem ser efetuados com o máximo de precisão para um funcionamento perfeito são:
- o ângulo de inclinação do eixo polar(variável conforme a localização pois depende da latitude do local),
- alinhamento preciso do eixo com o Norte, de forma que no ponto central do arco a antena fique apontada exatamente para o azimute zero.

No desenho postado a inclinação de 22° no eixo é para regiões com latitude em torno de 21,5°(caso de Varginha-MG) onde a tabela de inclinação indica 21,99° de inclinação do eixo, então no desenho acima foi arredondado para 22°graus.

No caso da cidade de Oliveira, está um pouco mais ao norte, e sua latitude média é 20,42° (verificada agorinha pelo GoogleEarth), então, conforme consta na tabela (foto abaixo) o mais próximo é 20,5°, que equivale de 20,97° de inclinação do eixo da rastreável, que pode ser arredondado para 21°, ou seja , 1°grauzinho à menos do que na cidade de Varginha. Pode parecer pouco, mas este "grauzinho" já faz enorme diferença no ajuste e na eficiência da rastreável. A outra medida que aparece na tabela (3,06°) é o offset da antena (mesmo na rastreável banda C este ângulo existe também) mas na prática não é necessário se preocupar com os números exatos dele, porque ele é encontrado automaticamente durante os ajustes de inclinação do prato feitos durante o ajuste fino pelo melhor sinal, DESDE QUE A INCLINAÇÃO DO EIXO JÁ ESTEJA PERFEITAMENTE AJUSTADA, ou seja, primeiro se ajusta a inclinação do eixo (21°graus) e o alinha com o Norte, e somente após estes dois ajustes é que se procede então ao ajuste do prato, onde vai resultar no ângulo offset de 3,06° automaticamente quando encontrar o melhor sinal no satélite mais alto, ou satélite de referência.
Este satélite de referência é que depende da longitude, que no caso da cidade Oliveira é 44,5° , então o satélite mais próximo do seu azimute zero é 45W , ou seja, o IS14 é o seu satélite de referência(e também o meu aqui em Varginha) onde o ajuste do prato da antena pode ser feito com mais facilidade e precisão. Em banda C isto é tranquilo, mas em banda ku pode ser um pequeno problema pois o IS14 não tem sinais regulares em ku. Neste caso o mais próximo é o IS11 em 43W, que não está exatamente no nosso azimute zero mas fica próximo dele, apenas alguns grauzinhos para o leste, ou seja, para a direita, sempre olhando por trás da antena.

Página 14 de 30 Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 13, 14, 15 ... 28, 29, 30  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • VCFAZ
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br