SatClube Fórum Patrocinado Por

Responder tópico
Como colocar tripé em uma antena de 2,30?
Você está no fórum Satélite

Isaac patricio
Caraúbas - RN
br.gif
Mensagem: #1
24/03/2018, 18:44

Boa noite amigos, ganhei uma antena de 2,30 sem a bengala e gostaria de colocar tripé. Alguns dos amigos poderiam me ajudar com algumas dicas? Desde de já agradeço e uma boa noite a todos!

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #2
24/03/2018, 20:08
Colaborador Canais

Isaac patricio escreveu:
Boa noite amigos, ganhei uma antena de 2,30 sem a bengala e gostaria de colocar tripé. Alguns dos amigos poderiam me ajudar com algumas dicas? Desde de já agradeço e uma boa noite a todos!

Minha dica seria tentar encontrar uma bengala substituta, e se não conseguir encontrar(retirada de uma antena usada de mesmo modelo, ferro-velho, etc) talvez tenha de confeccionar uma usando como modelo a bengala de uma antena idêntica.
Se não for possível, e quiser mesmo inserir um tripé, precisa inicialmente calcular o ponto focal, à partir das medidas precisas do diâmetro e profundidade da antena, para saber com exatidão a altura que deverá ficar o LNBF e poder confeccionar as varetas do tripé no comprimento correto.

merladetti
rio grende - rs
br.gif
Mensagem: #3
24/03/2018, 21:13

amigo Isaac patricio usa esta ferramenta Calculadora para a proporção F/D do foco da antena
https://satlex.net/pt/fdratio-params.html?diam=240&depth=60

jucasat
Belo Horizonte - Minas Gerais
Mensagem: #4
25/03/2018, 09:11

Se o amigo quiser fazer a conta é bem simples.

Mede o diametro da antena e multiplica por ele mesmo. Terás o primeiro resultado.

Traça uma linha, bem esticada, sobre a antena de uma borda a outra e mede a profundidade, que é a medida da linha, no centro da antena até a base que fixa as longarinas. Multiplica este valor por 16 e terás o segundo resultado.

Divide o primeiro resultado pelo segundo e terás a medida exata do ponto focal.

A partir deste valor, basta segurar o lnbf na altura indicada e calcular o comprimento das varetas, cortar, fixar e ajustar bem para que a boca do lnbf fique "olhando" bem para o centro da antena....

Boa sorte.

Hiperbólico
Ribeirão pires - Sp
Mensagem: #5
25/03/2018, 16:49

Vale a pena mandar fazer outra bengala ou tentar encontrar por em algum ferro velho porque. Não tem coisa pior q antena tripé

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #6
25/03/2018, 17:21
Administrador

Pessoal, só pra facilitar e tirar as dúvidas de por um tripé em qualquer antena, só seguir os cálculos da Satflex e simular para confeccionar as varetas. Bem simples.

Lembrando que deverá descontar a medida central do disco (pequeno ou grande) para fixação do LNBF.

Estas medidas conferem com uma antena de 150 cm da Zirok que uso no C2 de 70.0W
Medida de cada vareta (peças) = 64 cm entre os furos da extremidade interna.

Cada antena com medidas diferente desta, terá outra medida das hastes pretendidas.

Abraços.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

Isaac patricio
Caraúbas - RN
br.gif
Mensagem: #7
26/03/2018, 11:28

Bom dia amigos!eu tenho outras 3 antenas de 2,30 e me sugeriram medir a altura até a boca do disco escalar como ele na bengala e colocar a mesma medida na antena que pretendo fazer o tripé. O que os amigos acham?

jucasat
Belo Horizonte - Minas Gerais
Mensagem: #8
27/03/2018, 20:19

Isaac patricio escreveu:
Bom dia amigos!eu tenho outras 3 antenas de 2,30 e me sugeriram medir a altura até a boca do disco escalar como ele na bengala e colocar a mesma medida na antena que pretendo fazer o tripé. O que os amigos acham?

O detalhe é que cada antena, tem a sua profundidade...e é exatamente ela, que define o ponto focal.
Se esta que está sem bengala, tiver a mesma profundidade de uma outra, de mesmo diametro, com certeza, poderás aproveitar os valores encontrados.
Mas, é tão simples calcular.....

Isaac patricio
Caraúbas - RN
br.gif
Mensagem: #9
29/03/2018, 10:25

Ok!amigos muito obrigado! Já fiz o cálculo e vou comprar o marterial pra fazer. Me ajudaram bastante. Abraço!

Página 1 de 1
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br