SatClube Fórum Patrocinado Por

Você está no fórum Satélite
Apoie-nos!!!

Doe mais que seu tempo e ajude o PORTAL BSD a se manter em atividade. Aqui, compartilhamos o conhecimento, mas precisamos dividir, igualmente, os custos do site.

CLIQUE AQUI e saiba mais detalhes de como nos ajudar.

Responder tópico
LNBF PARA BANDA C CIRCULAR DICAS E MAIS DICAS

jucasat
Belo Horizonte - Minas Gerais
Mensagem: #1
23/03/2018, 09:53

Bom dia a todos.

Depois de ler exaustivamente sobre o assunto, aqui e noutras fontes na internet, deparei com alguns problemas com lnbfs banda C, circular e tomo a iniciativa de abrir este tópico, para que possamos trocar as experiências sobre e os macetes, etc. Desde já, obrigado.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

jucasat
Mensagem: #2
23/03/2018, 09:56

No meu caso, específicamente, as dúvidas são muitas.

Comprei o lnbf turbinado na internet e testei na antena Santa Rita que possuo, apontando para o Ses6, 40,3W.
No primeiro teste, foi até bem, encontrando quase todos os tps.

Depois, resolvi modificar, já que hobbysta não sossega mesmo, e deparei com algumas coisas "diferentes".

Utilizando o tubo, noutro lnbf, da marca Gecen, as tps entram de boa, porém, invertidas.
Testei noutro lnbf, da marca Greatek, e aconteceu o mesmo.
Pergunto: porque isto aconteceu? é novidade para vcs? o que fazer?

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #3
23/03/2018, 10:43
Colaborador Canais

jucasat escreveu:

Comprei o lnbf turbinado na internet e testei na antena Santa Rita que possuo, apontando para o Ses6, 40,3W.

Depois, resolvi modificar, já que hobbysta não sossega mesmo, e deparei com algumas coisas "diferentes".

Utilizando o tubo, noutro lnbf, da marca Gecen, as tps entram de boa, porém, invertidas.

Os canais entram invertidos quando o alinhamento da plaquinha de teflon (ou dos pinos despolarizadores do tubo) ficam desafasados em 90° da posição correta. Então é só girar o tubo(ou a plaquinha) em 90° na boca do LNBF que a polarização fica correta, ou seja, volta a ser V=R e H=L.

jucasat
Mensagem: #4
23/03/2018, 11:09

J. Roger escreveu:
jucasat escreveu:

Os canais entram invertidos quando o alinhamento da plaquinha de teflon (ou dos pinos despolarizadores do tubo) ficam desafasados em 90° da posição correta. Então é só girar o tubo(ou a plaquinha) em 90° na boca do LNBF que a polarização fica correta, ou seja, volta a ser V=R e H=L.

Bom dia, Professor.

O que achei estranho é que no lnbf da marca Gecen e da marca Greatek, eu mantive a mesma posição que o tubo fica quando no lnbf turbinado, que é um da marca zinwell, bem parecido com o Gecen. O eixo interno, e até mesmo a carcaça, mantém a mesma direção, ou seja, os pinos ficam exatamente, entre as duas sondas internas.

Será que nestes lnbfs eu teria que utilizar noutra posição? vou testar.
Obrigado pela atenção.

gudinha
Oliveira - MG
br.gif
Mensagem: #5
24/03/2018, 11:47

Fiquei curioso por 2 vezes.
Conheço um colega que teve este mesmo problema. E eu disse para ele que é o alinhamento dos (parafusos). Conforme explicou o "professor J.Roger"
Não Tive retorno.
E Jucasat....resolveu o problema?
Quero conhecer este cara....kkkkkkkk

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #6
24/03/2018, 12:32
Colaborador Canais

gudinha escreveu:
Fiquei curioso por 2 vezes.
Conheço um colega que teve este mesmo problema. E eu disse para ele que é o alinhamento dos (parafusos). Conforme explicou o "professor J.Roger"
Não Tive retorno.
E Jucasat....resolveu o problema?
Quero conhecer este cara....kkkkkkkk

Pois é, parece que alguns modelos de LNBFs tem as sondas (agulhas) vertical e horizontal, invertidas e se isto acontecer, a plaquinha(ou o tubo despolarizador) também terão de ser invertidos para acompanhar a polarização correta, coincidindo V=R e H=L.

jucasat
Mensagem: #7
24/03/2018, 13:25

O correto é assim, não é?

Será que colocando assim, vai funcionar?

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #8
24/03/2018, 14:49
Colaborador Canais

A primeira imagem acima está correta, pois a plaquinha ou o alinhamento dos pinos tem de ficar posicionada num ângulo de 45° com as sondas H ou V. Caso as polarizações fiquem invertidas é só girar o tubo(ou a plaquinha) em 90°, pois assim, após o giro de 90° apenas irá trocar as polarizações mas continuará em 45° com as agulhas.

A segunda imagem corresponde à posição errada pois uma das sondas está em 90° e a outra está alinhada(0°) com os pinos despolarizadores e não há a defasagem de 45° necessária.

Hiperbólico
Ribeirão pires - Sp
Mensagem: #9
26/03/2018, 09:31

No meu caso aqui eu coloco a placa no mesmo sentido da escala externa do lnbf e só inverte a polaridade se colocar do outro jeito e tem lnbf q já é invertido mesmo nesse caso p/ ficar polaridade certa coloca-se a placa do outro jeito for da escala externa, e. Na minha opinião esse tubo não resolve b@#ta nenhuma pois já testei um aqui e não mudou nada q manda é antena suficiente e um bom lnbf de preferência mono

Página 1 de 1
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br