SatClube Fórum Patrocinado Por

Responder tópico
Migração de rádios AM para FM
Você está no fórum Satélite
Pág. Anterior  1, 2

J.B.F.LIMA
Barreiras - Bahia
Mensagem: #21
27/06/2017, 22:24

francisco reis escreveu:
J.B.F.LIMA escreveu:
francisco reis esse DXista que você cita seria o que se chamava antigamente de rádio-escuta ?

Exatamente J B F sou rádio-escuta de emissoras nacionais e internacionais, gosto muito de ouvir AM as mais distantes possíveis.

Interessante demais isso! Desde criança eu vasculhava as ondas curtas e médias, captava rádios internacionais e nacionais, mas a qualidade era horrivel. Ser um rádio-escuta seria então um sonho de infância com equipamentos adequados, coisa que não tive oportunidade.

Por coincidência o vídeo que postei na página anterior foi gravado em Belém do Pará, fiquei impressionado como conseguiram captar a Rádio Vale tão distante. Esse aparelho que mostra no vídeo, você sabe me falar sobre ele ?

Aproveitando a oportunidade, sinto falta do +antenado nessa discussão, é um dos assuntos preferidos dele.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

francisco reis
Uruará - PA
Mensagem: #22
27/06/2017, 23:19

O rádio do video não é vendido no Brasil e custa muito caro lá fora, ainda não tenho capital para comprar um desses, sobre aquele tubo que aparece nas imagens trata -se de uma antena para am ou om como queira, eu mesmo fiz uma que nõa é igual mas tem a mesma função e consigo ouvir emissoras de todo o pais e algumas de fora, claro que isso é um hobby e não uma coisa comum ficar procurando emissoras distantes, para quem gosta é muito saudável. Não precisa um equipamento caro, tem opçoes para quem tem pouca grana como eu.
Olha minha antena caseira que dar ganhos incriveis no AM

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

Jamis
Beberibe - Ceará
br.gif
Mensagem: #23
28/06/2017, 00:18

francisco reis escreveu:
O rádio do video não é vendido no Brasil e custa muito caro lá fora, ainda não tenho capital para comprar um desses, sobre aquele tubo que aparece nas imagens trata -se de uma antena para am ou om como queira, eu mesmo fiz uma que nõa é igual mas tem a mesma função e consigo ouvir emissoras de todo o pais e algumas de fora, claro que isso é um hobby e não uma coisa comum ficar procurando emissoras distantes, para quem gosta é muito saudável. Não precisa um equipamento caro, tem opçoes para quem tem pouca grana como eu.
Tem algum guia de como fazer uma dessas? Meu tio é viciado em rádio e ele se queixa muito da deficiência do sinal AM na casa dele.

francisco reis
Uruará - PA
Mensagem: #24
28/06/2017, 12:14

jamis tem muito na internet, aqui explica como fazer, só lembrando que essa antena não elimina ruidos eletricos, mas com é capaz de ouvir AM bem distante.

http://www.sarmento.eng.br/LoopQuadroOM.htm

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #25
28/06/2017, 12:43
Colaborador Canais

Jamis escreveu:
francisco reis escreveu:
Tem algum guia de como fazer uma dessas? Meu tio é viciado em rádio e ele se queixa muito da deficiência do sinal AM na casa dele.

Como radioamador eu tenho alguma experiência na confecção de antenas de ondas curtas e esta da foto é uma antena para ondas médias com capacitor variável para ajustar a sintonia e o ganho, e um detalhe importante precisa ser considerado ao optar por uma antena destas. Com a popularização dos equipamentos contendo osciladores, como lâmpadas fluorescentes, lâmpadas LED, e fontes chaveadas diversas, além de equipamentos de informática em geral, o espectro de frequências que compreende as ondas e médias e ondas curtas anda cada vez mais congestionado com interferências geradas por todos estes aparelhos modernos, então, a menos que uma antena destas seja montada em área rural, longe de interferências urbanas, o usuário pode se decepcionar com o rendimento delas em áreas urbanas, devido justamente à captação de todo tipo de interferência junto com o sinal desejado. A antena é boa, mas as interferências da vida moderna na faixa de ondas médias(e também OC) prejudicam muito. Apenas a tecnologia dos sinais digitais como o AM digital é que poderia ajudar a superar este problema das interferências cada vez mais comum nas frequências de rádio em Ondas Médias e Ondas Curtas.

mjorge
Palmeira dos Índios - Alagoas
br.gif
Mensagem: #26
28/06/2017, 18:42

Algo que eu acho com relação a essa migração das emissoras AM para FM é que isso é um "tiro no pé".

Primeiro, normalmente a área de cobertura é menor se comparado com AM, perdendo potenciais ouvintes mais distantes. Além disso, normalmente as emissoras AM já têm "irmãs" FM, ficando difícil o público distinguir o conteúdo das duas rádios. Normalmente, o público já associa AM com rádios de notícias e esportes e FM com rádios de músicas. Então, ter duas rádios FM do mesmo grupo fará com que o público fique meio disperso entre as rádios, até ficar bem definido o propósito de cada rádio. Enquanto isso não ocorre, fica difícil definir para os anunciantes qual o público ouvinte da rádio (as maiores rádios sempre fazem pesquisa de perfis de ouvintes, visando maximizar os ganhos com publicidade).

Na minha opinião, em vez dessas "migrações", o que deveria ser investido era na digitalização das rádios, sejam elas AM, FM ou Ondas Curtas. Dessa forma, o AM e até as rádios de Ondas Curtas ganhariam importância novamente, pois a qualidade de áudio iria melhorar, além de que os padrões de rádio digital existentes conseguem usar técnicas que reduzem os efeitos das interferências existentes nessas faixas de frequências.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

Andre Camargo
Itu - SP
br.gif
Mensagem: #27
28/06/2017, 18:53
Colaborador Canais

Não sei como se comportaria um AM ou OC digitais nos dias de hoje, com interferência de todos os lados.

Eu fazia DX lá por volta de 88, 89, 90 e depois deixei pra lá, e recentemente me impressionei com a quantidade de ruído presente nessas faixas dia e noite. Penso que seja devido a equipamentos modernos que não existiam naquela época como fontes chaveadas que fazem parte de tudo: TV, DVD, computador; e lâmpadas fluorescentes com reator eletrônico.

mjorge
Palmeira dos Índios - Alagoas
br.gif
Mensagem: #28
28/06/2017, 19:26

Com relação a computadores, as melhores fontes são feitas visando reduzir ao máximo a interferência gerada, mas o problema é que muitos usam fontes de qualidade baixa, que geram uma interferência enorme. Além das fontes chaveadas, equipamentos como modems ADSL interferem fortemente nas rádios AM, pois atuam dentro dessa faixa de frequências (segundo a Wikipedia, de 26,075 kHz até 1104 kHz).

Os padrões digitais empregam modulações mais robustas, mais tolerantes a interferências. Certa vez, li uma publicação sobre isso, explicando sobre a tolerância à interferência (depois irei procurar para ler novamente), sendo interessante a digitalização para mitigar o problema da interferência.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

J.B.F.LIMA
Barreiras - Bahia
Mensagem: #29
29/06/2017, 13:43

Ministério realiza mutirão de migração de emissoras de rádio nesta sexta-feira na Paraíba

O ministro Gilberto Kassab e a secretária Vanda Nogueira estarão em João Pessoa para a assinatura dos termos aditivos de adaptação das outorgas por 5 emissoras do estado. Ao migrar para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realiza nesta sexta-feira (30), em João Pessoa (PB), o sétimo mutirão estadual de assinaturas para migração de rádios AM para FM. O ministro Gilberto Kassab e a secretária de Radiodifusão, Vanda Nogueira, participam da cerimônia, que será realizada às 11h no Espaço Cabo Branco.

Cinco emissoras das cidades de Patos, Picuí, Campina Grande, Bananeiras e Mamamguape vão assinar os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.

A mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.

http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/ministerio-realiza-mutirao-de-migracao-de-emissoras-de-radio-nesta-sexta-feira-na-paraiba;jsessionid=C38D996FE60CDAC7AECA4EF293B5D6A2.columba

Jamis
Beberibe - Ceará
br.gif
Mensagem: #30
29/06/2017, 14:44

J. Roger escreveu:
Jamis escreveu:
francisco reis escreveu:

Como radioamador eu tenho alguma experiência na confecção de antenas de ondas curtas e esta da foto é uma antena para ondas médias com capacitor variável para ajustar a sintonia e o ganho, e um detalhe importante precisa ser considerado ao optar por uma antena destas. Com a popularização dos equipamentos contendo osciladores, como lâmpadas fluorescentes, lâmpadas LED, e fontes chaveadas diversas, além de equipamentos de informática em geral, o espectro de frequências que compreende as ondas e médias e ondas curtas anda cada vez mais congestionado com interferências geradas por todos estes aparelhos modernos, então, a menos que uma antena destas seja montada em área rural, longe de interferências urbanas, o usuário pode se decepcionar com o rendimento delas em áreas urbanas, devido justamente à captação de todo tipo de interferência junto com o sinal desejado. A antena é boa, mas as interferências da vida moderna na faixa de ondas médias(e também OC) prejudicam muito. Apenas a tecnologia dos sinais digitais como o AM digital é que poderia ajudar a superar este problema das interferências cada vez mais comum nas frequências de rádio em Ondas Médias e Ondas Curtas.

Sim, eu estou ciente desses problemas. Mas lá é área rural e ele tem poucos aparelhos que causam interferência (contando as lâmpadas, claro).

O que complica é que passa uma linha de transmissão de alta tensão perto da casa dele (cerca de 250 metros) e segundo ele, os sinais pioraram depois que essa linha entrou em operação.

J.B.F.LIMA
Barreiras - Bahia
Mensagem: #31
03/07/2017, 21:50

Apesar dos avanços tecnológicos, rádios permanecem no cotidiano do brasileiro

Na Paraíba, 5 emissoras assinaram os termos aditivos de adaptação das outorgas para migrar para a faixa FM. "É algo impressionante como as rádios são perenes", disse Gilberto Kassab no sétimo mutirão de migração do MCTIC.

A tecnologia avança e transforma o mundo, mas a radiodifusão sempre encontra seu espaço para permanecer no cotidiano da sociedade, desde a transmissão das primeiras ondas radiofônicas, há mais de um século. A avaliação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que participou nesta sexta-feira (30), em João Pessoa (PB), de cerimônia em que cinco emissoras paraibanas assinaram termos aditivos de adaptação das outorgas para migrar da faixa AM para a FM.

"Se há uma marca deste século é a da tecnologia. Os nossos bisavós moraram em um planeta totalmente diferente. Nossos bisnetos vão conhecer um mundo completamente diverso daquele em que nós vivemos hoje, porque tecnologia, ciência e pesquisa transformam a vida em uma rapidez cada vez maior. Porém, com tudo isso acontecendo, algo tem ficado sempre: o rádio. As rádios fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. É algo que veio para ficar já há muito tempo. Enfim, é algo impressionante como as rádios são perenes. E essa é a razão de estarmos aqui, todos nós, festejando esse importante momento."

Cinco emissoras completaram o processo de migração na Paraíba, ao apresentar certidão de regularidade fiscal e quitar o boleto de mudança de outorga de AM para FM: Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia, de Patos (PB); Fundação de Desenvolvimento de Picuí (Fundepi), de Picuí (PB); Rádio Cajazeiras, de Campina Grande (PB); Rádio Integração do Brejo, de Bananeiras (PB); e Rádio Potiguara, de Mamanguape (PB). Ao todo, 28 entidades paraibanas manifestaram interesse ao MCTIC em migrar de faixa.

Segundo a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Nogueira, as 28 rádios têm como ouvintes 80% da população paraibana, ou seja, quase 3 milhões de pessoas. As outras 23 emissoras têm 90 dias para pagar o boleto, cujo valor é calculado individualmente e pode variar de R$ 7 mil a R$ 200 mil.

Transformação

Kassab destacou que a Paraíba é o sétimo estado a receber o mutirão para agilizar o processo de migração de AM para FM. A força-tarefa já havia passado por Santa Catarina, em 17 de fevereiro, Minas Gerais, em 24 de março, Rio Grande do Sul, em 9 de maio, Goiás, em 31 de maio, Paraná, em 5 de junho, e São Paulo, em 23 de junho. O próximo destino deve ser Campo Grande (MS), em 21 de julho, com emissoras mato-grossenses e sul-mato-grossenses.

"Essa migração proporciona uma melhora sensível da qualidade do serviço prestado, tendo um som com bem menos interferência do que na faixa de AM e um custo que diminui bastante, já que os equipamentos são mais baratos, e a manutenção é quase inexistente", explicou Kassab. "Tudo isso aumenta a capacidade de investimento das rádios. Sobram mais recursos, porque o ouvinte fica satisfeito, o patrocínio chega mais fácil e, portanto, a receita entra, diante de menores despesas. Assim, mais profissionais poderão ser contratados e programas poderão ser melhorados. Quem ganha é o nosso país."

Das 1.781 rádios AM do Brasil, quase 1.500 solicitaram a mudança. Nesta primeira etapa, cerca de 960 veículos poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da televisão, responsável por liberar espaço para todas as entidades que desejem fazer a modificação.
A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, audiência e faturamento. Ao migrar sua operação, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, a fim de modernizar o serviço.

Em cada mutirão promovido pelo MCTIC, são assinados os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão (Serad) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência.

Também participaram da solenidade o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), os deputados federais Rômulo Gouveia (PSD-PB) e Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD).

Fonte:
http://www.mcti.gov.br/pagina-noticia/-/asset_publisher/IqV53KMvD5rY/content/apesar-dos-avancos-tecnologicos-radios-permanecem-no-cotidiano-do-brasileiro;jsessionid=F551E17184C4496ACDC431D410696FBA.columba?p_p_auth=VZ6kZcPt&_101_INSTANCE_IqV53KMvD5rY_redirect=%2F

J.B.F.LIMA
Barreiras - Bahia
Mensagem: #32
15/07/2017, 19:23

Recebi esse importante depoimento de um amigo de São Paulo, achei interessante publicar.

E parece que o rádio AM possa encontrar-se com os "dias contados". Aqui na zona norte de São Paulo, das emissoras AM consideradas pequenas e médias, não consigo mais sintonizar. Apenas as maiores que seja possível captar, ainda assim com um áudio não dos melhores.

Em determinados momentos, até a Bandeirantes AM, que em outros tempos possuía a melhor qualidade de áudio, sofre também com as interferências.

Com a estréia da nova programação da rádio Globo, SP, RJ, MG e demais estados, ( rede ) uma coisa que foi possível perceber, que aqui em São Paulo, aboliram citar o prefixo da rádio Globo de São Paulo em AM. Desde a estréia da Globo no FM, citam apenas o prefixo do FM. (é como que não mais existisse o AM da Globo São Paulo )

Alguns meses atrás, li um artigo interessante, de um radialista, comentando sobre a tal migração, do AM para o FM. E em especial, sobre a rádio Nove de Julho (católica)...
https://bastidoresdoradio.wordpress.com/2016/09/08/radio-9-de-julho-prejudicada-pelo-governo/

...o radialista comenta, que no caso da Nove de Julho, não seja interessante a tal migração. ( que irá acabar ocorrendo ) Mas....estudos que foram realizados, informavam que a potência do sinal da emissora ficará restrito, muito restrito. (quando comparado com o AM)
Segundo o tal comentário, o sinal FM destinado a aquela emissora, irá cobrir - parcialmente - a cidade de São Paulo. Não podemos esquecer que há muito tempo, Guarulhos, Osasco, Diadema, etc...etc...etc...em alguns locais dessas cidades, confunde-se aonde seja São Paulo, aonde seja Guarulhos, Osasco, Diadema, etc....

Ou seja, não existe apenas São Paulo, mas sim a Grande São Paulo. E não tem como separar isso. (essas cidades e outras encontram-se totalmente interligadas )
E assim acontece com o rádio e idem também com as emissoras de TV. Portanto da necessidade de uma cobertura regional e não apenas local. O sinal da Nove de Julho AM foi e ainda continua como um dos mais fortes. E parece que com a migração irá perder e muito quanto ao alcance.

digital_scientist
São João da Boa Vista - SP
br.gif
Mensagem: #33
16/07/2017, 02:38

J.B.F.LIMA escreveu:
Recebi esse importante depoimento de um amigo de São Paulo, achei interessante publicar.

E parece que o rádio AM possa encontrar-se com os "dias contados". Aqui na zona norte de São Paulo, das emissoras AM consideradas pequenas e médias, não consigo mais sintonizar. Apenas as maiores que seja possível captar, ainda assim com um áudio não dos melhores.

Em determinados momentos, até a Bandeirantes AM, que em outros tempos possuía a melhor qualidade de áudio, sofre também com as interferências.

Com a estréia da nova programação da rádio Globo, SP, RJ, MG e demais estados, ( rede ) uma coisa que foi possível perceber, que aqui em São Paulo, aboliram citar o prefixo da rádio Globo de São Paulo em AM. Desde a estréia da Globo no FM, citam apenas o prefixo do FM. (é como que não mais existisse o AM da Globo São Paulo )

Alguns meses atrás, li um artigo interessante, de um radialista, comentando sobre a tal migração, do AM para o FM. E em especial, sobre a rádio Nove de Julho (católica)...
https://bastidoresdoradio.wordpress.com/2016/09/08/radio-9-de-julho-prejudicada-pelo-governo/

...o radialista comenta, que no caso da Nove de Julho, não seja interessante a tal migração. ( que irá acabar ocorrendo ) Mas....estudos que foram realizados, informavam que a potência do sinal da emissora ficará restrito, muito restrito. (quando comparado com o AM)
Segundo o tal comentário, o sinal FM destinado a aquela emissora, irá cobrir - parcialmente - a cidade de São Paulo. Não podemos esquecer que há muito tempo, Guarulhos, Osasco, Diadema, etc...etc...etc...em alguns locais dessas cidades, confunde-se aonde seja São Paulo, aonde seja Guarulhos, Osasco, Diadema, etc....

Ou seja, não existe apenas São Paulo, mas sim a Grande São Paulo. E não tem como separar isso. (essas cidades e outras encontram-se totalmente interligadas )
E assim acontece com o rádio e idem também com as emissoras de TV. Portanto da necessidade de uma cobertura regional e não apenas local. O sinal da Nove de Julho AM foi e ainda continua como um dos mais fortes. E parece que com a migração irá perder e muito quanto ao alcance.

Pelo texto, já sei quem é essa pessoa...rs.

- E fico contente que ele está bem! Nunca mais recebi um sinal de vida dele.
- E falando do assunto, concordo com ele. Já se foi o tempo em que a recepção de rádios era boa.
- Aqui na interior, tenho uma antena que fazíamos antigamente não tão sofisticada quanto ao do colega acima. Nada mais é que um fio de cobre descascado que se estende de uma ponta à outra da casa bem rente ao telhado, descendo um fio encapado que vai até o rádio e o chassi é ligado à uma barra de aterramento da mesma forma que um fio terra para ser usado em uma tomada. Esse terra, nada mais é que um "filtro" para atenuar o ruídos das OM e OC.

- E sobre a recepção com essa antena, aqui não se recebe grande coisa. As AM sumiram, só recebo a única rádio local e uma de Poços de Caldas e outra de Mogi Guaçu. Já nas OC, nada, limpinho, sequer um ruído tem. Tanto usando rádios valvulados como transistorizados. A coisa de uns 10 anos atrás, conseguia receber até mesmo a BBC de Londres por OC e as de SP, chegavam aos montes.

- O espectro está lotado de serviços de telecom e ainda os demais aparelhos modernos que geram muito ruído, contribuíram para abafar o AM e as OC. Foi-se a época infelizmente. Hoje em dia, mais vale um dispositivo conectado na Internet com um aplicativo do tipo "TuneinRadio" para receber qualquer emissora do mundo a fora.

- E por isso, em regiões como a minha aqui e outras afastadas dos grandes centros, o AM já não tem mais serventia....

J.B.F.LIMA
Barreiras - Bahia
Mensagem: #34
16/07/2017, 07:51

correto meu caro digital_scientist
o texto é do nosso amigo em comum do qual já comentamos em contato privado, sinto falta da participação coerente dele aqui no Portal...

Pelo comentado, diante dos problemas expostos e pela destinação dessa faixa para telefonia móvel,penso que essa migração de AM para FM seja inevitável, ainda que com redução da área de cobertura, os problemas técnicos serão recorrentes.

Aqui na minha cidade, onde a interferência ainda é pequena, tem certos momentos que a Rádio Vale AM que tem 10 kW de potencia sobre uma interferência principalmente nos fins de tarde de domingo.

francisco reis
Uruará - PA
Mensagem: #35
16/07/2017, 20:58

J.B.F.LIMA é verdade que o AM estar muito prejudicado e ainda tem custos mais elevados do que o FM para se manter no ar, muitas AM encerram cedo da noite a trasmissão para economizar o alto gasto com energia. Uma vez cheguei as dez da noite em uma cidade que tem tres rádios am e ao chegar no hotel liguei o rádio e não sintonizei nenhuma só na manhã seguinte pude ouvi-las.

Página 2 de 2 Pág. Anterior  1, 2
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

• Anuncie aqui
  • Anuncie aqui
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br