SatClube Fórum Patrocinado Por

Responder tópico
Seu Estado (ou Região) é 220 Volts Fase-Neutro ?
Você está no fórum Satélite
Pág. 1, 2, 3  Próximo

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #1
09/04/2017, 16:44

Pelo menos em Recife, quando estive lá há muitos anos atrás(1972), era 220 Volts Fase-Neutro; e acho que em São José dos Campos SP (1977) tambem. Será que ainda existem Estados e Regiões com 220 Volts Fase-Neutro distribuido ?

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #2
09/04/2017, 17:42

Respondendo a minha propria pergunta, pelo que pesquisei na Internet existem sim Estados e muitos municípios, com 220 V Fase-Neutro.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

Rodrigo Alves
Augustinópolis - Tocantins
br.gif
Mensagem: #3
09/04/2017, 18:05

Aqui no Tocantins é 220 volts fase-neutro, no Maranhão também, como que está nos outros estados?

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #4
09/04/2017, 18:16

Rodrigo Alves escreveu:
Aqui no Tocantins é 220 volts fase-neutro, no Maranhão também, como que está nos outros estados?

A maioria das cidades é 127 Volts. Nos Estados Unidos sempre foi unicamente 110 Volts - hoje não sei se 127.

J.B.F.LIMA
Barreiras - Bahia
Mensagem: #5
09/04/2017, 18:22

Bahia é 220 fase-neutro.

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #6
09/04/2017, 18:27

norte e nordeste é 220V a maioria dos locais, 110/127 é mais pra o sudeste, sul.
a voltagem depende mais de cada região pra ter essa variação.

camargo1028
Paraguaçu Paulista - São Paulo
br.gif
Mensagem: #7
09/04/2017, 18:41

Paraguaçu Paulista 220 volts.

mjorge
Palmeira dos Índios - Alagoas
br.gif
Mensagem: #8
09/04/2017, 19:12

Tem uma tabela na Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), com as tensões usadas em todos os estados, disponível nessa página:

http://www.abradee.com.br/setor-de-distribuicao/niveis-de-tensao

Praticamente todo o Nordeste (com algumas exceções) usa 220 Volts. No Sudeste, é usada a tensão de 127 V (com exceção de algumas cidades). Na região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul usam 220 V (com algumas exceções), enquanto o Paraná usa 127 V (novamente com exceções). A região Norte é quase toda 127 V (com exceção do Tocantins, que usa 220 V). Finalmente, na região Centro Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul usam 127 V, enquanto Goiás e o Distrito Federal usam 220 V.

mjorge
br.gif
Mensagem: #9
09/04/2017, 19:24

HeitorPosada escreveu:
Rodrigo Alves escreveu:

A maioria das cidades é 127 Volts. Nos Estados Unidos sempre foi unicamente 110 Volts - hoje não sei se 127.

Nos EUA, a tensão usada atualmente nas residências é de 120 Volts. Já a Europa é quase toda 230 V. E no Japão, a tensão residencial é de apenas 100 V.

id
Ibirataia - bahia
br.gif
Mensagem: #10
09/04/2017, 19:39

na minha cidade no sul da bahia e 110 e 127 volts

J.B.F.LIMA
Barreiras - Bahia
Mensagem: #11
09/04/2017, 19:54

id escreveu:

Sempre imaginei que toda a Bahia fosse 220v... mais um aprendizado.

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #12
09/04/2017, 20:43

J.B.F.LIMA escreveu:
id escreveu:

Sempre imaginei que toda a Bahia fosse 220v... mais um aprendizado.

Via Google achei uma listagem do Brasil, citando Estados onde só predomina 127 V e outros 220 V, citando exceções para varias cidades(em alguns Estados) dentro destes (tanto para 127 como para 220).

Andre Camargo
Itu - SP
br.gif
Mensagem: #13
09/04/2017, 21:29
Colaborador Canais

Na região de Sorocaba/SP, 220 V é obtido com fase-fase.

And.com
São Francisco de Paula - Rs
Mensagem: #14
09/04/2017, 22:21

Aqui em são Francisco de Paula rio grande do sul 220 v.

Gui_Alves
Congonhas - Minas Gerais
Mensagem: #15
09/04/2017, 23:38

Congonhas Minas é 127v

digital_scientist
São João da Boa Vista - SP
br.gif
Mensagem: #16
10/04/2017, 01:35

- Em São João da Boa Vista, não tem um padrão elétrico. Há bairros com 220V fase-neutro e 340V. No mesmo bairro há 125V fase-neutro, 220V fase-fase, que é o meu caso.
- Na minha opinião, o sistema elétrico nacional deveria ser padronizado com todas as voltagens fase-neutro e ainda sendo 127V como padrão geral, 220V para equipamentos de alta carga como boilers, ar-condicionado, lavadoras, chuveiros etc e ainda os 340V somente para uso industrial.

Mas, com o atual "padrão" nacional, é inviável mexer com isso....

- O padrão que eu acho mais interessante é o japonês que só usa um tipo de tomada específico, muito parecido com o americano, sendo o terceiro pino (terra) passado por fora da tomada e ainda a voltagem em grande parte das residências e do país é de apenas 100V 60Hz.

Cnevas
Londrina - PR
br.gif
Mensagem: #17
10/04/2017, 08:18

Aqui em Londrina a Copel fornece tanto 127 V ( fase-neutro ) como 220 v ( fase-neutro-fase ) Na minha casa eu tenho sistema bifásico onde o 220v é usado para os chuveiros e a geladeira, já o restante eu uso 127 V.

Almeidão
Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagem: #18
10/04/2017, 09:07

127 é no meu estado e acho ser a melhor opção, assim tenho como ter os dois ao mesmo tempo. Se quero 220, uso 127 fase e neutro e o terei.

Será que estou certo em achar ser a melhor opção? Que acham?

mjorge
br.gif
Mensagem: #19
10/04/2017, 09:10

Sobre o uso de 127 V ou 220 V, cada padrão de tensão têm suas vantagens e desvantagens. Com 220 V, a principal vantagem é a economia na fiação, pois são necessárias correntes menores para os aparelhos elétricos funcionarem. Logo, fios mais finos e baratos podem ser usados. Além disso, equipamentos que consomem mais energia, como chuveiros elétricos e aparelhos de ar condicionado, podem ser ligados em ligações monofásicas. Outra vantagem é um menor desperdício de energia, pois a tensão maior favorece o transporte de energia de forma mais eficiente. Com 127 V, a principal vantagem é uma maior segurança, pois um choque a 127 V é mais "suave" que a 220 V. Além disso, com 127 V é possível ligar equipamentos 220 V, com uma ligação bifásica, enquanto que com 220 V, para ligar equipamentos 127 V, somente com transformador, o que gera desperdício de energia.

Na minha opinião, se fosse para adotar um único padrão de tensão para todo o Brasil, a tensão de 220 V seria mais indicada, pois o fator segurança pode ser tratado com equipamentos como as chaves DR. Infelizmente, o momento para essa padronização já passou. O melhor momento seria a 30 anos atrás, quando havia bem menos equipamentos elétricos nas casas​. Pelo menos, houve a padronização na frequência da corrente alternada, que é de 60 Hz em todo o Brasil.

Almeidão
Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagem: #20
10/04/2017, 09:16

Na minha casa para usar Ar condicionado tive que comprar transformador de 110 pra 220 porque eu tenho somente o padrão 110 na minha casa. Isto faz consumir um pouco mais de energia.

Sds

Página 1 de 3 Pág. 1, 2, 3  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

• Anuncie aqui
  • Anuncie aqui
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br